O Hospital Regional João Penido em Juiz de Fora está passando por manutenção do sistema de tratamento de esgoto. A informação foi repassada à Itatiaia pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig)
Na sexta (13), equipes do Monitoramento e Fiscalização Ambiental da Prefeitura , realizou vistoria na unidade após recebimento de denúncia relacionada ao tratamento e à destinação de efluentes e resíduos gerados pela unidade.
Conforme a Administração Municipal, a “ação tem caráter técnico, preventivo e orientador, para garantir o cumprimento da legislação, a proteção da saúde pública e do meio ambiente, especialmente em equipamentos essenciais como hospitais públicos, que exercem função estratégica no atendimento à população”.
Manutenção em andamento
Em nota enviada pela assessoria da Fhemig, a direção do Hospital Regional João Penido informou que está em andamento a manutenção corretiva das bombas da estação de tratamento de esgoto. Elas serão recolocadas no reator após a remoção total dos resíduos por empresa especializada. A previsão de duração é de oito dias. Até a conclusão, é realizada diariamente a limpeza manual dos resíduos para minimizar o impacto ambiental.
Vistoria educativa, disse Prefeitura
Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na vistoria na semana passada, o Hospital João Penido apresentou sistema de tratamento de efluentes em operação, com estrutura própria para armazenamento e bombeamento do esgoto até a Estação de Tratamento, bem como registros de análises realizadas antes e depois do processo de tratamento.
Além disso, foi constatada a existência dos documentos obrigatórios (Manifesto de Transporte de Resíduos - MTR) referente à gestão de resíduos sólidos.
No comunicado, a Prefeitura destacou que a unidade seria notificada formalmente para apresentação da licença ambiental vigente, da documentação técnica que comprove a regularidade do tratamento e da destinação dos resíduos.
O objetivo é corroborar com as informações prestadas e esclarecer os pontos levantados na denúncia.Após a análise completa da documentação solicitada e da avaliação técnica dos dados apresentados serão definidas as medidas administrativas cabíveis, conforme a legislação ambiental vigente, conforme a Administração Municipal.