Estão abertas as inscrições para a próxima ação do projeto “Histórias Noturnas no Museu” no Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora. A visita guiada na Villa Ferreira Lage será a partir das 19h, na próxima quinta-feira (27).
As vagas são limitadas e os interessados devem garantir a participação na plataforma
A atividade integra a programação da 14ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas. O projeto da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo abrange um conjunto de eventos culturais realizados em diversos municípios de Minas Gerais, com o objetivo de ampliar o horário de funcionamento de museus e bibliotecas uma vez a cada dois meses, para incentivar a visitação.
Sobre a Villa Ferreira Lage
A Villa Ferreira Lage, também conhecida como ‘Castelinho’ foi erguida por Mariano Procópio no alto de uma colina, uma obra de arte em estilo neorrenascentista, cujo projeto é de autoria do arquiteto alemão Carlos Augusto Gambs. Concluída em 1863, próxima às fábricas da Companhia e da Estação de Diligências, a chácara era a casa de campo da família. A edificação possui arquitetura de caráter sóbrio e elegante, com referências do renascimento italiano.
De acordo com o Museu Mariano Procópio, a ornamentação foi feita tirando partido de tijolos com caneluras, tijolos com arestas arredondadas, tijolos em cores diferenciados e em camadas alternadas e entre outros elementos. O interior da “Villa” conserva as características originais com paredes revestidas de papel e pinturas, lambris de madeira de lei e forro em estuque decorados. Guarda importante acervo mobiliário e uma sala de música toda revestida em madeira.
O projeto paisagístico do parque, que valoriza a flora exótica e brasileira, é atribuído ao francês Auguste François Marie Glaziou, conhecido por outros importantes projetos de jardins brasileiros, entre os quais o Parque de Santana, o Passeio Público e a Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. O naturalista suíço Jean Louis Rodolphe Agassiz (1807-1873) surpreendeu-se em sua visita e disse que a chácara de Mariano Procópio se tornaria o “Paraíso dos Trópicos”, como relatou em seu livro “Viagem ao Brasil – 1865 – 1866".
Alfredo Ferreira Lage herdou a Villa transformando-a em museu particular em 1915, sendo inaugurado oficialmente em 13 de maio de 1922, já incluindo o prédio anexo, a galeria de Belas-Artes Maria Amália. Como destaca o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), é a primeira edificação brasileira construída com finalidade de ser museu. O planejamento de arte, onde se destacam o lanternim e a claraboia, é de Rodolpho Bernardelli.
E doação do Museu, acervo e parque ao Município foi formalizada por Alfredo Ferreira Lage em 29 de fevereiro de 1936. Todo o conjunto arquitetônico é tombado pelos governos municipal, estadual e federal.
Leia também
Museu Mariano Procópio amplia horários de visitas mediadas em Juiz de Fora Filhotes de cisne negro são os novos moradores do Museu Mariano Procópio