Ouvindo...

Hemominas em Juiz de Fora convida casais para doarem sangue juntos

Ação no Dia dos Namorados, nesta quinta (12), é para ajudar a melhorar o estoque

Doação de Sangue

Junho é Vermelho na Fundação Hemominas em referência ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no próximo sábado (14). No entanto, a ação reforça a conscientização e o apelo para que as pessoas compareçam às unidades em um período onde há baixa no estoque.

Por isso, nesta quinta-feira (12), o convite é para um gesto de amor em dose dupla. A Hemominas de Juiz de Fora convida os casais a celebrarem o dia dos namorados doando sangue e ajudando a salvar vidas.

Afinal de contas, a unidade Fora atende a 58 hospitais em 28 municípios, além da demanda dos pacientes que recebem sangue na instituição, sem a necessidade da internação. Toda doação pode fazer diferença para alguém.

Ouça a matéria de Désia Souza.

Como e onde doar sangue na região

A sugestão é agendar o atendimento pelo App MG Cidadão ou pelo site da Hemominas. Em Juiz de Fora, a Hemominas funciona na esquina da Rua Barão de Cataguases com Avenida Rio Branco ao lado do Mergulhão, de segunda a sexta: 7h às 18h e aos sábados, das 7h às 12h.

Critérios para doar sangue

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos: jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior;
  • Pesar mais de 50 quilos;
  • Estar alimentado - após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar 3h;
  • Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
  • Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
  • Não ter tido hepatite após os 11 anos;
  • Apresentar CPF e documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.