Galeria de Arte do Forum da Cultura apresenta mostra ‘Festivais de Arte da UFJF’

Público pode conferir alguns dos cartazes que marcaram os festivais da instituição

Mostra ‘Festivais de Arte da UFJF’ está em cartaz na Galeria de Arte do Fórum da Cultura

Está em cartaz até 30 de janeiro a mostra ‘Festivais de Arte da UFJF’, na Galeria de Arte, do Forum da Cultura em Juiz de Fora. As visitações gratuitas são de segunda a sexta, das 10h às 19h, na Rua Santo Antônio, 1.112, no Centro.

A primeira exposição de 2026 traz itens que fazem parte do acervo do Forum e do Arquivo Central, oferecendo ao público a chance de conhecer alguns dos icônicos cartazes que marcaram os festivais de arte da Universidade Federal de Juiz de Fora.

A mostra traz oito cartazes que, entre os anos de 1960 e início dos anos 1970, foram selecionados por comissões para divulgarem e representarem eventos em que se reuniam diferentes formas de expressão artísticas que nasciam no cerne do campus.

De acordo com o Forum da Cultura, do desconstrutivismo à psicodelia, cada cartaz é uma peça artística que carregam mensagens, elementos e uma identidade visual potente, demonstrando a efervescência criativa de um período igualmente agitado.

Entre as peças em exibição estão os cartazes do VII Festival, de outubro de 1969, criado por José Alberto Pinho Neves; do VIII Festival, ocorrido entre setembro e outubro de 1970, criado por Eliardo França.

A mostra também traz outras peças gráficas dos festivais, como programações, recortes de jornal e fotografias, pertencentes ao Fundo Fotográfico Roberto Dornelas do Acervo Arquivo Central. Os visitantes também poderão verificar registros fotográficos das mostras, apresentações musicais, teatrais e recitais em um vídeo.

Festivais de Arte da UFJF

O Primeiro Festival de Arte da UFJF foi realizado em 1963, ficando conhecido como “Semeador de beleza e cultura”. Criado por Moacyr Borges de Mattos, primeiro reitor da UFJF, reuniu oficinas, concursos, apresentações artísticas e premiações em diversas categorias, como pintura, desenho, música, literatura, teatro, entre outros.

Os eventos foram realizados anualmente até de 1971, com o 9º Festival de Arte da Universidade. Entre os jurados, nomes como Arthur Arcuri, pioneiro da arquitetura moderna juiz-forana e responsável pelo projeto do Campus Universitário, e Celina Bracher, artista plástica e referência nos meios culturais de Juiz de Fora.

A programação também incluía conferências. Uma delas, intitulada “Graça Aranha e o espírito modernista na Academia Brasileira de Letras”, foi realizada por Josué Montello, jornalista considerado pela crítica um dos maiores narradores da moderna ficção brasileira.

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...