A
A escolha mobilizou 3.389 votos, que definiram os vencedores das quatro categorias Indústria, Profissional, Estudante e Artesão do Polo Moveleiro de Ubá. Os projetos que conquistaram a primeira colocação ficarão expostos no hall de entrada da feira, garantindo ampla visibilidade nacional aos premiados:
- categoria Estudante: o vencedor foi Samuel Soares, aluno do curso de Design da UEMG – Ubá;
- categoria Indústria: Josandro Móveis conquistou o primeiro lugar com a Mesa de Centro Relevo, desenvolvida a partir do reaproveitamento de serragem da própria produção;
- categoria Profissional: a vencedora foi a designer Jéssika Rosa Franco, com a Mesa de Canto Saci, projeto que une sustentabilidade e identidade cultural brasileira;
- categoria Artesão, o premiado foi Antônio José Peixoto, autodidata e carpinteiro, que apresentou a Adega do Chefe, produzida integralmente com materiais reaproveitados.
Realizado pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind) e Simbiose Ambiental, o Prêmio Design Sustentável pretende estimular soluções que aliem estética, funcionalidade, inovação e responsabilidade ambiental, valorizando desde a indústria até o artesanato e a formação de novos talentos.
Além do troféu do 6º Prêmio Design Sustentável – Femur 2026, os vencedores recebem visibilidade institucional e divulgação em mídias especializadas. As categorias Profissional, Estudante e Artesão, há premiação em dinheiro. Todos os finalistas serão convidados para a cerimônia oficial e receberão certificado de participação.
Femur 2026
A edição 2026 da Feira de Móveis de Minas Gerais (Femur) tem como tema “A Engrenagem que Movimenta a Economia”. A programação deve reunir cerca de 100 expositores entre segunda (26) e quinta (29), no Pavilhão de Exposições do Horto Florestal, na Rodovia MGT 265, km 83, em Ubá.
Gerando mais de 16 mil empregos diretos e 20 mil indiretos, o polo moveleiro de Ubá é constituído por mais de 400 empresas de móveis de Astolfo Dutra, Cataguases, Divinésia, Dona Euzébia, Dores do Turvo, Goianá, Guarani, Guidoval, Guiricema, Mercês, Piraúba, Rio Novo, Rio Pomba, Rodeiro, São Geraldo, São João Nepomuceno, Senador Firmino, Silveirânia, Tabuleiro, Tocantins, Ubá e Visconde do Rio Branco.