O ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), João Rodrigues da Costa, aos 102 anos, morreu, por causas naturais, nessa sexta-feira (20), em Barbacena, no Campo das Vertentes. Ele era casado e deixa cinco filhos.
O velório está em andamento no Cemitério Parque Repouso da Saudade, em Barbacena. O sepultamento está marcado para às 15h, no mesmo local. A cerimônia fúnebre será realizada com honras militares, prestadas pelo 11ª Batalhão de Infantaria de Montanha, “Regimento Tirantes”.
Legado de coragem, destaca Exército
Natural do distrito de Correia de Almeida, João Rodrigues da Costa nasceu em 14 de outubro de 1923.
O ex-pracinha, soldado Rodrigues, ingressou no Exército Brasileiro em 1942, aos 19 anos, integrando o então 11º Regimento de Infantaria, sediado em São João del-Rei, no Campo das Vertentes.
Depois, foi para o Rio de Janeiro, onde recebeu treinamento, seguindo para o Teatro de Operações da Itália, onde combateu durante a 2ª Guerra Mundial. Retornou a Barbacena em 1945, após a vitoriosa campanha das forças aliadas contra o regime nazifascista.
Em nota de pesar, a 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha destacou o legado do ex-pracinha
“Sua atuação na Guerra foi marcada pelo elevado espírito de dever, coragem e sacrifício em defesa da liberdade e da paz.
Neste momento de profunda consternação, o Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha manifesta suas sinceras condolências aos familiares e amigos, e rende justa e merecida homenagem a este herói brasileiro, cuja trajetória será sempre lembrada com respeito, gratidão e honra.
Que sua memória sirva de inspiração às futuras gerações de brasileiros a servirem à Pátria com dedicação e honra.
Seu legado permanecerá eternamente inscrito na história do Exército Brasileiro e da Nação”.
Ex-combatente da FEB, mineiro João Rodrigues da Costa, morre aos 102 anos