Divulgada nova lista de beneficiados com Passe Livre Estudantil em Juiz de Fora

Segundo Secretaria de Mobilidade Urbana, cartões foram encaminhados para as instituições onde estudantes estão matriculados.

Cartão do Passe Livre Estudantil de Juiz de Fora

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Juiz de Fora anunciou a oitava lista de estudantes beneficiados com o Passe Livre Estudantil. Os cartões, que garantem a gratuidade no deslocamento entre a casa residência e o local onde estudam, já foram impressos e já distribuídos às instituições públicas de ensino onde os alunos estão matriculados para que façam a retirada.

Desta vez, as credenciais estão pendentes de ativação e será necessário realizar o desbloqueio, via biometria facial, para poder utilizar no transporte coletivo. (Confira abaixo o passo a passo).

O cadastramento da imagem do estudante garante a exclusividade na utilização do benefício e também o acompanhamento se o uso está correto, identificando possíveis irregularidades.

A Prefeitura informou que outras inscrições estão em avaliação, bem como já estão em produção os cartões para outros nomes aprovados. Para acompanhar o andamento da solicitação, basta acessar a conta cadastrada na plataforma eOuve.

Validade do Passe Livre Estudantil

De acordo com o decreto vigente, os cartões têm validade até o dia 22 de dezembro de 2025, quando todas as instituições de ensino estarão oficialmente em recesso. A legislação que regula o benefício estabelece que a gratuidade se aplica durante o período letivo das instituições, o que, por vezes, pode gerar desencontros nos calendários.

Em nota, a Prefeitura de Juiz de Fora reitera que nenhum estudante da rede pública de ensino será prejudicado. “A gratuidade está assegurada a todos os mais de 30 mil estudantes beneficiados enquanto estiverem regularmente matriculados. Para o ano de 2026, será publicado um novo decreto regulamentando os prazos e a vigência do benefício, como já ocorre anualmente”.

O formulário para solicitação do benefício segue aberto. Em caso de dúvidas, o estudante pode entrar em contato pelo telefone (32) 2104-8531 ou procurar uma unidade do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) para atendimento.

Procedimentos de desbloqueio e biometria facial

Os estudantes devem realizar o desbloqueio a partir do cadastramento da biometria facial tão logo estejam com o cartão em mãos.

O primeiro passo é acessar o aplicativo “Atlas Mob”, que está conectado ao sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo urbano e vai cruzar os dados dos estudantes beneficiados. Assim, o cadastramento da biometria facial poderá ser feito remotamente pelo próprio usuário.

A foto deve ser feita com o enquadramento no rosto do estudante usuário do Passe Livre Estudantil, capturada em um ambiente bem iluminado e de preferência com fundo neutro.

Em caso de dúvidas ou dificuldades, os usuários devem procurar a Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp) na Rua Espírito Santo, 296, no bairro Poço Rico ou entrar em contato pelo telefone (32) 3228-9700.

Passo a passo:

  • Baixe o Atlas Mob na loja de aplicativos do seu celular ( App Store ou Google Play);
  • Acesse o aplicativo e clique em “Não tem conta? Cadastre-se";
  • Insira seu email e a sua data de nascimento;
  • Preencha o formulário com os dados do estudante e crie a sua senha;
  • Atenção! É necessário que os dados - principalmente o CPF - sejam do estudante beneficiado. Só assim o aplicativo consegue localizar o cadastro.
  • Acesse seu email e clique no link para validar a sua conta. Após essa etapa, você será direcionado novamente para o app;
  • Faça login na conta que você criou e clique em “Alteração de foto";
  • Neste momento, faça uma foto do rosto do estudante que usa o cartão e confirme!

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...