A Secretaria de Mobilidade Urbana de Juiz de Fora anunciou a oitava lista de estudantes beneficiados com o Passe Livre Estudantil. Os cartões, que garantem a gratuidade no deslocamento entre a casa residência e o local onde estudam, já foram impressos e já distribuídos às instituições públicas de ensino onde os alunos estão matriculados para que façam a retirada.
Desta vez, as credenciais estão pendentes de ativação e será necessário realizar o desbloqueio, via biometria facial, para poder utilizar no transporte coletivo. (Confira abaixo o passo a passo).
O cadastramento da imagem do estudante garante a exclusividade na utilização do benefício e também o acompanhamento se o uso está correto, identificando possíveis irregularidades.
A Prefeitura informou que outras inscrições estão em avaliação, bem como já estão em produção os cartões para outros nomes aprovados. Para acompanhar o andamento da solicitação, basta acessar a conta cadastrada na plataforma
Validade do Passe Livre Estudantil
De acordo com o decreto vigente, os cartões têm validade até o dia 22 de dezembro de 2025, quando todas as instituições de ensino estarão oficialmente em recesso. A legislação que regula o benefício estabelece que a gratuidade se aplica durante o período letivo das instituições, o que, por vezes, pode gerar desencontros nos calendários.
Em nota, a Prefeitura de Juiz de Fora reitera que nenhum estudante da rede pública de ensino será prejudicado. “A gratuidade está assegurada a todos os mais de 30 mil estudantes beneficiados enquanto estiverem regularmente matriculados. Para o ano de 2026, será publicado um novo decreto regulamentando os prazos e a vigência do benefício, como já ocorre anualmente”.
O
Procedimentos de desbloqueio e biometria facial
Os estudantes devem realizar o desbloqueio a partir do cadastramento da biometria facial tão logo estejam com o cartão em mãos.
O primeiro passo é acessar o aplicativo “Atlas Mob”, que está conectado ao sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo urbano e vai cruzar os dados dos estudantes beneficiados. Assim, o cadastramento da biometria facial poderá ser feito remotamente pelo próprio usuário.
A foto deve ser feita com o enquadramento no rosto do estudante usuário do Passe Livre Estudantil, capturada em um ambiente bem iluminado e de preferência com fundo neutro.
Em caso de dúvidas ou dificuldades, os usuários devem procurar a Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp) na Rua Espírito Santo, 296, no bairro Poço Rico ou entrar em contato pelo telefone (32) 3228-9700.
Passo a passo:
- Baixe o Atlas Mob na loja de aplicativos do seu celular (
App Store ouGoogle Play ); - Acesse o aplicativo e clique em “Não tem conta? Cadastre-se";
- Insira seu email e a sua data de nascimento;
- Preencha o formulário com os dados do estudante e crie a sua senha;
- Atenção! É necessário que os dados - principalmente o CPF - sejam do estudante beneficiado. Só assim o aplicativo consegue localizar o cadastro.
- Acesse seu email e clique no link para validar a sua conta. Após essa etapa, você será direcionado novamente para o app;
- Faça login na conta que você criou e clique em “Alteração de foto";
- Neste momento, faça uma foto do rosto do estudante que usa o cartão e confirme!