O 2º Concurso de Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Estado de Minas Gerais teve 46 produtores da Zona da Mata e Campo das Vertentes entre os premiados. O número representa quase 20% dos gratificados.
O Prêmio é dividido em quatro categorias: Cachaça de Alambique, Cachaça de Alambique Armazenada, Cachaça de Alambique Envelhecida e Cachaça de Alambique Premium ou Extra Premium. Cada bebida recebe uma pontuação e, de acordo com o resultado, é considerada bronze, prata ou ouro.
A bebida de destaque da noite e vencedora do troféu diamante foi a cachaça Vale Verde Extrapremium, de Betim. Da região, na categoria Cachaça de Alambique, o destaque foi a cachaça identificada sem nome de Presidente Bernardes, que ficou em primeiro e foi premiada com a medalha de prata.
A maioria dos produtores reconhecidos pelo Prêmio da Emater é atendida pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) ou participou de cursos oferecidos pelo Sistema Faemg Senar.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
Últimos dias para credenciamento de atividades culturais da Prefeitura de Juiz de Fora Medalha Santos Dumont é entregue a 130 instituições e personalidades em 2025