Coletânea ‘Vozes Negras na Literatura de Juiz de Fora’ será lançada neste sábado (29)

“A narrativa negra feminina carrega força, sensibilidade e um legado ancestral”, explica escritora Ana Torquato ao quadro Itatiaia Entrevista

Coletânea reúne textos de 10 escritores negras de Juiz de Fora

Será neste sábado (29), às 18h30, no Mercado Cultural AICE, que fica no segundo piso do Mercado Municipal, de Juiz de Fora, o lançamento do livro “Vozes Negras na Literatura de Juiz de Fora”.

A publicaçã, que tem o incentivo da Lei Murilo Mendes, reúne as escritoras Ariele Sousa, Ana Torquato, Mutala Ambizu (Naiara Santos), Vanda Ferreira, Nilva Regina de Souza, Rosa Maria Pereira Penna, Lucimar Brasil, Helenice Ana Lopes, Lucimar Silvério e Denise Nascimento.

Narrativa de força, sensibilidade e ancestralidade

“A motivação nasceu do desejo de criar um espaço onde as mulheres negras pudessem escrever e colocar as suas histórias no mundo”, explicou a organizadora da coletânea, Ana Torquato, em participação no quadro Itatiaia Entrevista.

“A narrativa negra feminina carrega força, sensibilidade e um legado ancestral. Ainda faltam oportunidades para que essas vozes sejam ouvidas”, declara a escritora.

Ana Torquato também defende que o livro vai impactar por mostrar as diversas maneiras de ser mulher negra na cidade. “A literatura é uma ferramenta poderosa que traz a mudança social. Queremos também inspirar outras mulheres a contarem suas próprias histórias e valorizar suas vozes”, comemora.

Confira a íntegra da entrevista da escritora Ana Torquato para a jornalista Désia Souza.

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.

Ouvindo...