Ouvindo...

Casa de avó pode tudo: histórias revelam carinho no Dia dos Avós

A Itatiaia foi às ruas para saber dos juiz-foranos sobre o que essas figuras representam em suas vidas; saiba mais sobre a data

Já deu aquele abraço apertado nos avós hoje? Neste sábado (26), é comemorado o Dia dos Avós, uma data para homenagear essas figuras queridas e respeitadas, que representam amor e afeto. É um momento especial para valorizar quem acompanha o crescimento das famílias, com sabedoria e paciência.

A origem da data se relaciona com o catolicismo, já que o dia 26 de julho foi escolhido pelo papa Paulo VI para homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim. O casal era estéril, o que na época era considerado um castigo.

Segundo a Bíblia, Joaquim se recolheu para jejuar no deserto por 40 dias e 40 noites, quando recebeu de um anjo a notícia de que Ana daria à luz um menino, que recebeu o nome de Jesus.

Além do significado religioso, a data destaca a importância dos avós no dia a dia, seja para ensinar valores, fazer companhia ou no apoio familiar.

Para entender melhor essa relação tão especial entre gerações, a Itatiaia foi às ruas para ouvir histórias e saber um pouco mais dessa relação. Confira.

Leia mais sobre o dia dos avós

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.