No Fórum da Cultura, uma exposição “de brincar” segue em cartaz até sexta (31): “Brinquedos” celebra o mês das crianças e traz o exercício da imaginação, com uma série de itens recreativos que marcaram gerações.
Ao todo, estão em exibição 90 brinquedos criados com diferentes materiais, como madeira, lata, tecido, plástico, palha, ferro, lã, entre outros.
As peças integram o acervo com mais de 3 mil itens do Museu de Cultura Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). E vieram de Chácara (MG), Pará de Minas (MG), Juiz de Fora (MG), Comercinho (MG), Recife (PE), Ponta Grossa (PR) e São Paulo (SP). A ideia é demonstrar a universalidade no ato de brincar e as suas variedades em diferentes regiões.
A entrada é gratuita e as visitações podem ser feitas de segunda a sexta, das 10h às 19h. O Fórum da Cultura fica a Rua Santo Antônio, 1.112 no Centro de Juiz de Fora.
Exposição ‘Brinquedos’ do Museu da Cultura Popular do Forum da Cultura da UFJF
Lembranças e interação
Para aqueles que, ao visitarem o espaço, não resistirem à vontade de brincar, a exposição disponibilizará um estande para interação com brinquedos. Os visitantes poderão manusear por exemplo o totó ou pebolim, em que os jogadores têm que puxar, empurrar e girar os bonequinhos que estão presos em barras, nas posições de um time de futebol de campo, com o objetivo de acertar uma bolinha no gol.
Os visitantes poderão relembrar historinhas criadas com bonecas de pano ou tardes de ventos fortes de quando reunia seu grupo de amigos para empinar pipa. Cada item carrega o cuidado e o zelo de artesãs e artesãos que contribuíram para tornar a infância um momento repleto de encantos, alegrias e emoção.
Também será possível conferir de perto brinquedos como mini bicicletas, bilboquês, palhaços, patinete, piões e miniatura de sombrinha de Parque de Diversão.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
‘Miudinha, mas com quintal': autora busca conexão e afeto entre avós e netos Peça ‘Princesa Falalinda’ faz crítica bem-humorada aos contos de fadas Drama, biografia, animação e comédia dramática estreiam nos cinemas em Juiz de Fora