O vínculo entre netos e avós são o fio condutor de “Miudinha, mas com quintal”, da escritora Magda Trece. O livro com textos poéticos e ilustrações de Lorena Costa Lopes, mostra que mesmo nos menores espaços ainda é possível criar grandes quintais.
“Como nós estamos com construções verticais, cada vez menores, sem espaço, sem quintais e os avós atuando de forma tão presente na família, ajudando filhos e netos, onde fica esse tempo para eles mergulharem nos travesseiros e se envolverem em uma grande e linda história”, disse a autora.
A obra contemplada com recursos do Programa Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) será lançada nesta segunda (27), na Escola Estadual Estevão Pinto, em Mar de Espanha (MG), cidade natal da autora.
O evento deve reunir leitores, educadores, estudantes e famílias em uma iniciativa para fomentar a literatura, o afeto e a importância das histórias compartilhadas entre avós e netos.
"É necessário parar. O livro faz esse convite para que eles façam essa parada, esse encontro com a literatura, rodeado de afeto, de cuidado, de magia. Aí sim eles vão fazer as suas listas de urgência. No meio de tanta correria, é necessário priorizar o que é mais importante e deixar o afeto tomar conta do resto”.
Magda Trece é escritora de literatura infantojuvenil, contadora de histórias e apaixonada pela infância. Com 15 livros publicados e premiados. A autora é reconhecida por obras que transformam o cotidiano em poesia e por criar pontes entre fantasia e realidade em suas obras.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
Drama, biografia, animação e comédia dramática estreiam nos cinemas em Juiz de Fora Halloween de Rock Popular Brasileiro