Quem passou nesta quarta-feira (3) à tarde pelo Km 702 da BR-040 em Barbacena no Campo das Vertentes pode ter levado um susto. Equipes de emergência e socorro estavam no local, divididas em várias frentes, para atendimento de dois acidentes simultâneos.
No entanto, como a
A operação foi coordenada pelo Corpo de Bombeiros (CBM-MG), EPR Via Mineira, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A comandante de operação do simulado, 1º Tenente Maria de Fátima Heleno, da 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Barbacena, destacou a importância deste treinamento, que faz parte do planejamento anual das instituições que fazem parte do Sistema de Comando em Operações (SCO).“Além de promover a cultura de prevenção e autoproteção, testa o SCO, sistema de comando em operações, que nada mais é que uma ferramenta que padroniza as ações de respostas em situações críticas ou a finalidade de organizar um ministro complexo. Na prática, faz com que os órgãos envolvidos no atendimento falem a mesma língua, o que traz diversos benefícios, como a segurança dos envolvidos e o atendimento de qualidade às vítimas do acidente”.
Segundo Tenente Maria, o balanço de todo o trabalho foi positivo. “Esse simulado demonstrou, em especial, como a integração e a boa comunicação entre os diversos órgãos garantem um resultado positivo e um resgate eficiente e eficaz a quem precisa.
Desafio aos profissionais envolvidos
No cenário realista, foram duas ocorrências ao mesmo tempo, envolvendo carreta transportando combustível, caminhão, van e veículos de passeio. Dez vítimas foram atendidas pelas equipes, que colocaram em prática protocolos de triagem, atendimento pré-hospitalar, desencarceramento e controle de vazamento de combustível.
Nas semanas que antecederam o exercício, foram realizadas reuniões técnicas entre o Corpo de Bombeiros, EPR Via Mineira, SAMU, ANTT e PRF, alinhando protocolos, responsabilidades, fluxos de comunicação e critérios operacionais.
Durante o treinamento, o fluxo de veículos precisou ser parcialmente desviado para a via marginal. Não houve registro de transtornos relevantes, segundo os Bombeiros.
Ouça a matéria:
Leia também
Duas pessoas ficam feridas após carro cair em ribanceira em Juiz de Fora Servidores do Demlurb protestam contra Prefeitura de Juiz de Fora