Neste sábado (31), 25 homenageados vão receber a Comenda Henrique Halfeld, em Juiz de Fora. A celebração faz parte das comemorações dos 175 anos do município.
A cerimônia será às 18h, no Cine-Theatro Central. As indicações foram feitas pela comissão de representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Instituto Histórico e Geográfico.
Veja os homenageados
Adilson David da Silva
Professor titular do Departamento de Química da UFJF, Adilson é doutor em Química. Foi responsável pela criação e coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química da UFJF (2001-2004). Nos últimos anos, esteve envolvido em ações voltadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 e na coordenação de projetos estratégicos em sustentabilidade. É coordenador da Plataforma de Biodiesel da Zona da Mata, de projetos de pesquisa sobre alternativas de descarbonização no setor aéreo e sobre o uso de biodiesel puro (B100) em parceria com a empresa IBOR.
- Adriana de Freitas
Empreendedora social e industrial, Adriana é formada em Administração e pós-graduada em Engenharia de Produção pela UFJF. Atuou como diretora industrial da Torp Indústria Têxtil e do Vestuário e como assessora na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) de Juiz de Fora. É sócia da OMOSS Vestuário Esportivo, da A3 Consultoria e do Borboletando. É uma das responsáveis pela implantação dos grupos GEOR (Gestão Estruturado Orientada a Resultados) e “Mulheres do Brasil” em Juiz de Fora. Adriana defende o empoderamento feminino e o fortalecimento das pequenas confecções.
- Alberto dos Santos Lavinas
Conhecido como Betão, o empresário Alberto dos Santos Lavinas está no ramo do entretenimento há mais de 30 anos. Visionário e apaixonado por música, construiu uma sólida trajetória na radiodifusão e nos eventos culturais. Formado em Medicina, preferiu embarcar com o dom natural para a administração no mercado de eventos e radiodifusão, na direção das rádios Cidade, Alô e 93FM de Juiz de Fora, além da Front Produções, com grandes shows e festivais de grandes artistas nacionais.
- Baiana - Veridiana Rodrigues
Aos 73 anos, Veridiana Rodrigues, a Baiana, é uma das principais lideranças comunitárias de Juiz de Fora. Moradora do Jóquei Clube I, dedicou mais de 40 anos à luta por melhorias no bairro. Foi presidente da associação de moradores por três mandatos, liderou o conselho local de saúde e atuou por mais de 20 anos como agente comunitária. Em 2024, viu realizada a inauguração da nova sede do posto de saúde, coroando sua trajetória de dedicação e impacto social.
- Bispo Emir Castro de Macedo
Presidente e fundador da Casa de Oração Pentecostal Vida Nova, o Bispo Emir vive em Juiz de Fora desde 1966. Com mais de 50 anos de consagração ao pastorado, a organização religiosa que lidera possui atuação em diversos estados e no exterior. Reconhecido por seu ministério de fé, cura e recuperação de vidas, recebeu diversas honrarias civis, militares e acadêmicas. É referência de liderança, amor e serviço à comunidade.
- Caetano Brasil
Caetano Brasil é uma das principais vozes do clarinete no cenário da música instrumental brasileira contemporânea. Indicado ao Grammy Latino em 2020 por seu álbum autoral “Cartografias”, o habilidoso improvisador mineiro repensa e propõe para o choro uma nova cara, que vai muito além do som. Isso porque Caetano não apenas mistura influências do jazz e da música do mundo, mas também desenvolve no palco e nas redes sociais um cuidadoso projeto de comunicação que alia sua música à moda e ao ativismo negro e LGBTQIAPN+.
- Deputado Estadual Charles Santos
Charles Santos é deputado estadual em seu segundo mandato. Com atuação baseada na defesa da família, preside a Comissão de Ética da ALMG. Nos últimos três anos, destinou mais de R$5 milhões para atender a população de Juiz de Fora. Casado, Charles é pós-graduado em Gestão Pública e Doutor Honoris Causa. É autor de várias leis, como a de Política de Valorização da Vida nas escolas e a que amplia o atendimento a pessoas em sofrimento mental.
- Dr. Eduardo Neves Netto
Médico urologista há 57 anos na Santa Casa de Juiz de Fora, Dr. Eduardo é um dos fundadores do Serviço de Urologia da instituição, ao lado do pai, Dr. José Murillo Netto. Doutor pela Universidade de Paris II, foi professor titular da UFJF por 30 anos. É pioneiro em diversas técnicas urológicas e cidadão Benemérito de Juiz de Fora. Foi presidente e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) - Seccional de Minas Gerais. Também integra entidades internacionais, é concursado na Academia Mineira de Medicina (AMM) e ocupa o cargo de Provedor da Irmandade de Nosso Senhor dos Passos da Santa Casa de Misericórdia.
- Fernanda Cunha Sousa
Professora da Faculdade de Letras da UFJF, Fernanda é doutora em Linguística e atua na divulgação da língua, literatura e cultura clássicas. Coordena projetos de extensão e lidera o grupo de pesquisa CirceA. Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Professores de Latim (ABPL) e da diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC). De 2021 a 2024, foi Pró-Reitora Adjunta de Extensão da UFJF, destacando-se pelo fortalecimento da política extensionista e pela aproximação entre universidade e sociedade.
- Luís Fernando Martins
Engenheiro civil formado pela UFJF, Luís Fernando é concursado na Prefeitura de Juiz de Fora. Há cinco anos, atua como Subsecretário de Proteção e Defesa Civil, dedicando-se à prevenção de riscos e à segurança da população. É especialista em Gestão Pública em “Defesa Civil, Avaliações e Perícias” e em “Geologia de Minas e Lavras a Céu aberto”. É casado com Maria das Dores e pai de Júlio, Fernando e João Pedro.
- Maria Cristina Raposo Beghelli (in memoriam)
Graduada em Ciências Biológicas pela UFJF, Maria Cristina dedicou 33 anos de sua vida profissional à Coordenação de Registros Acadêmicos (CDARA), onde construiu uma trajetória marcada por competência, seriedade e comprometimento. Ingressou como assistente em administração em 1982 e atuou até 2015, deixando um legado de excelência na gestão acadêmica. Servidora exemplar, foi admirada por colegas e estudantes pela integridade, dedicação e humanidade.
- Maria Lúcia Ludolf de Mello
Tetraneta de Henrique Guilherme Fernando Halfeld, Maria Lúcia é graduada em História pela UFJF e em Biblioteconomia pela Universidade Santa Úrsula. Com pós-graduação em Lisboa e MBA pela FGV, construiu sólida carreira nas seguintes áreas: História, Ciências Humanas e Sociais; Arqueologia e Documentação; Biblioteconomia; Gestão, Conservação e Preservação de Documentos Históricos, Administrativos e Técnicos; Sistemas de Informação; elaboração de projetos em sistemas de informação; técnicas gerenciais; consultorias, assistência técnica de arquivo e museu. É membro do Conselho Técnico do Arquivo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). De 2021 a 2025, atuou como Diretora do Museu Mariano Procópio de Juiz de Fora.
- Mariângela Miranda Marcon
Formada em Direito pela UFJF e especialista em Direito Penal Tributário, Mariângela Miranda Marcon tem 33 anos de atuação como auditora fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, com destacada atuação no combate à sonegação. Lidera a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) - Regional Zona da Mata; o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares; e o APL Farol da Mata. Foi presidente da Câmara da Moda da FIEMG e ainda atua como membro do Conselho Fiscal da FIEMG. Reconhecida por sua atuação no setor têxtil, promove inovação, inclusão e desenvolvimento regional, sendo homenageada por sua expressiva contribuição à indústria e à sociedade.
- Marilda Villela Iamamoto
Referência no Serviço Social brasileiro, Marilda é doutora em Ciências Sociais, pós-doutora em Serviço Social, professora da UERJ e pesquisadora 1A do CNPq. Com 14 livros publicados e reconhecida internacionalmente, recebeu o Prêmio Katherine Kendall em 2018. Foi presa e torturada na ditadura militar aos 22 anos, marcando sua trajetória pela defesa da democracia e dos direitos humanos. Em mais 50 anos de profissão, tem atuado em sintonia com as entidades representativas de Serviço Social no país.
- Maurício Gattás Bara Filho
Professor da UFJF, Maurício Bara é doutor em Educação Física, com trajetória marcada por inovação e compromisso com o esporte. Em 2008, criou o projeto de Extensão Vôlei UFJF, o que iniciou uma trajetória de sucesso e originou o JF Vôlei. Hoje, a equipe tem quase 1000 pessoas praticando voleibol e, recentemente, conquistou o acesso à Superliga A Masculina. Ex-diretor da Faculdade de Educação Física, Maurício coordenou ações nos Jogos Rio 2016 e ampliou o acesso ao esporte. É referência em ensino, extensão e gestão esportiva em Juiz de Fora. Maurício é casado há 18 anos com Leiliane Dias Couto e é pai de Pietra e Rafael.
- Newton Guimarães Werneck Filho (in memoriam)
Engenheiro formado pela UFRJ, Newton atuou por 26 anos na Rede Ferroviária Federal, integrou o Conselho Consultivo da Associação dos Engenheiros Ferroviários da Central do Brasil e foi Diretor do Departamento de Limpeza Urbana de Juiz de Fora (1993–1996). Militante histórico do PDT e brizolista convicto, foi membro fundador do partido em Juiz de Fora e concorreu a cargos públicos. Como Secretário dos Centros Regionais da Prefeitura (2005–2008), fortaleceu o diálogo com as comunidades. Pai de seis filhos, deixou um legado de ética, compromisso social e esperança em um Brasil mais justo.
- Padre Geraldo Dondici Vieira
Natural de Lima Duarte, Padre Dondici foi ordenado padre em 1983 e atua há 40 anos em diversas comunidades de Juiz de Fora e região. Mestre e doutor, foi reitor do Seminário Santo Antônio. Atualmente, serve à paróquia de Nossa Senhora das Estradas na região de Igrejinha e também na quase-paróquia de Humaitá. Fundou a Obra de Apostolado de Santa Edwiges na paróquia do Bairu. Leciona exegese bíblica, é vigário episcopal para as obras de caridade, professor no UniAcademia e membro da coordenação sinodal da pastoral da Arquidiocese.
- Pastora Beatriz Dutra Costa
Natural de Conselheiro Lafaiete, vive em Juiz de Fora desde 1967. Bacharel em Teologia Cristã, também tem formação em Psicologia Forense e Juíza de Paz. É pastora da Igreja Assembleia de Deus Monte das Oliveiras, onde atua com seu esposo. Há mais de 30 anos realiza trabalhos sociais como apoio a casais, casamentos gratuitos, distribuição de alimentos e agasalhos e apoio a cuidadores de animais de rua, marcando sua missão pelo acolhimento e solidariedade.
- Patrícia Curvelo Rodrigues Ströele
Analista de Sistemas da UFJF, Patrícia é graduada em Ciência da Computação pela UFJF e mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ. Possui experiência em Banco de Dados e Gestão de Projetos. Desde 2021, coordena o Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), com atuação estratégica na gestão de sistemas acadêmicos. Já foi gerente de sistemas e integra o Comitê de Governança Digital da universidade. É vice-coordenadora da Regional Sudeste do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação da Instituições Federais de Ensino Superior. Patrícia se destaca pela competência e dedicação à melhoria dos serviços acadêmicos e administrativos.
- Renato de Paula Salles
Jornalista formado pela UFJF em 2005, Renato iniciou a carreira nas Organizações Panorama de Comunicação, atuando como repórter de esportes e política no jornal impresso “JF HOJE”. Posteriormente, ingressou na Tribuna de Minas, onde se destacou na cobertura política. Criado no bairro Santa Terezinha, é torcedor do Tupi e fundador da Fiel JF - torcida organizada do Corinthians. Com a alcunha de San Marino, virou personagem conhecido da boêmia da cidade. Com talento, carisma e ética, seus textos retrataram a vida local por duas décadas. Desde 2023, está afastado das atividades, em recuperação por questões de saúde.
- Ricardo Ribeiro
Jornalista reconhecido em Juiz de Fora e região, Ricardo Ribeiro já atuou no Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro, como repórter e apresentador nas TVs Panorama e Integração e nas rádios Solar, CBN e Transamérica de Juiz de Fora. É apresentador na TV Alterosa e, hoje, atua com proposta de jornalismo independente.
- Sérgio Félix
Formado em Direito e Teologia, com pós-graduação em Direito Constitucional e em curso de Direito Sindical, Sérgio é presidente licenciado do Sinteac (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços em Recursos Humanos, de Trabalho Temporário, de Mão-de-obra Especializada e Não Especializada, Asseio, Conservação, Limpeza Urbana de Juiz de Fora e Região) e integra a diretoria da Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado de Minas Gerais. Atuou como assessor parlamentar na ALMG. É casado, pai de dois filhos e avô de três netos. Agradece à fé e à família pelo suporte em sua trajetória sindical e social.
- Talita Maria Ferreira do Nascimento
Moradora do Nova Era 2 desde 1985, Talita atuou como presidente do bairro e do conselho local de saúde por três mandatos, sendo atualmente vice-presidente do conselho. Ao longo de décadas de dedicação, liderou conquistas como a implantação da Unidade Básica de Saúde, asfaltamento de ruas, drenagem de córrego e ações sociais. Aos 75 anos, segue orgulhosa de sua trajetória e do impacto gerado em sua comunidade.
- Tereza Campello
Tereza Campello é economista, Diretora Socioambiental do BNDES, Pesquisadora do NUPENS/USP e Professora da Fiocruz Brasília. Doutora Notório Saber pela Fiocruz, com pós-doutorado em Segurança Alimentar pela Universidade de Nottingham/Reino Unido. Foi Ministra de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome de 2011 a 2016, coordenando o Plano Brasil Sem Miséria, o Bolsa Família, a Política Nacional de Assistência Social, a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e o Programa de Cisternas. Entre 2020 e 2022 foi titular da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da USP.
- Valéria Faria
Doutora em Artes Visuais pela UFRJ, Valéria Faria ingressou na UFJF como professora efetiva em 1994. No primeiro reitorado de Margarida Salomão, assumiu a Gerência de Gestão Cultural da UFJF. Entre 2003 e 2005, ocupou a direção do Centro de Estudos Murilo Mendes que levou à criação do Museu de Arte Murilo Mendes, do qual foi primeira diretora. Por nove anos, esteve à frente da Pró-reitoria de Cultura da UFJF. Tem publicações relevantes em áreas de memória e patrimônio, como os livros “Patrimônio Vivo”, em celebração aos 60 anos da UFJF, e “Coleção Murilo Mendes: 25 anos” que reúne, ineditamente, toda a coleção de artes plásticas do poeta.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira