Ouvindo...

Após denúncia à Itatiaia, PJF se posiciona sobre obra em ponte no Carlos Chagas

Prefeitura divulgou que demanda é mais complexa que a avaliação inicial e projeto precisará ser ampliado. Trecho está interditado desde fevereiro.

Ponte foi interditada em fevereiro deste ano nas ruas Eunice Weaver e Helena Bitencourt

A Defesa Civil de Juiz de Fora identificou novos danos na ponte da rua Eunice Weaver, do Bairro Carlos Chagas, interditada desde fevereiro. A vistoria também identificou problemas nas margens laterais do córrego. Por isso, a Secretaria de Obras foi acionada para ampliar o projeto inicialmente previsto para a nova ponte no local.

O anúncio divulgado pela Prefeitura nesta quinta-feira (29) responde à denúncia feita pelo instrutor de trânsito Thiago Almeida, sobre os transtornos os três meses de interdição para quem passava pelo local. Devido à demora, moradores convocaram nas redes sociais uma manifestação para sexta-feira (30), para cobrar providências.

A Itatiaia acompanha a situação desde o início. Confira o que houve.

A interdição e a solução apresentada

Em 28 de fevereiro, a Defesa Civil anunciou a interdição preventiva da ponte, para o trânsito de veículos e pedestres. O motivo é que a estrutura, localizada na altura da Rua Helena Bitencourt, tinha problemas estruturais. Foi implantado desvio de carros e ônibus nos dois sentidos: Centro-Bairro e Bairro Centro.

Uma semana depois, em 7 de fevereiro, a Prefeitura anunciou a construção de uma nova ponte ligando as duas ruas. As equipes técnicas da Secretaria de Obras (SO) e da Defesa Civil identificaram que, para garantir a segurança da população, será necessária uma obra mais complexa .

À época da interdição, realizada pela Defesa Civil, foi postado um vídeo nas redes sociais da Prefeitura informando que a interdição ocorreu devido à evolução de danos estruturais observadas e foi dado o prazo de conclusão das obras até o final de março.

Quase três meses depois...

Neste mês, o instrutor de trânsito Thiago Almeida entrou em contato com a Itatiaia denunciando a demora na finalização das obras da ponte na rua Eunice Weaver, que dá acesso ao bairro Carlos Chagas. Ele relata os transtornos para quem precisava percorrer o desvio.

Sobre a matéria veiculada na segunda-feira (26), a assessoria da Prefeitura informou que compreende as dificuldades impostas pela interdição, mas sempre vai priorizar pela segurança dos juiz-foranos e juiz-foranas.

Questionada sobre a previsão de prazo de entrega à população, a administração não informou uma previsão de forma clara, mas disse que “para assegurar a estabilidade da ponte e das vias próximas, será necessário fazer uma obra mais complexa, que está com seu projeto em fase final de execução”.

Informou também que “o estudo exigiu um maior detalhamento das características do solo para garantir a segurança das margens e do córrego. Finalizado o projeto, a empresa responsável executará a obra”.

Atualização: ampliação do projeto para mais segurança

Por causa dos problemas detectados na vistoria, a Prefeitura informou que, além da construção da nova ponte, será executado o prolongamento das contenções laterais nas duas margens do córrego, com cerca de 50 metros de extensão de cada lado. O objetivo é aumentar a segurança dos moradores e preservar a via, utilizada diariamente pela comunidade.

As adequações no projeto já começaram. Conforme a nota divulgada nesta quinta (29), equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular, da Secretaria de Obras e da Defesa Civil atuam de forma integrada para que as intervenções sejam concluídas o mais rapidamente possível.

Ponte Eunice Weaver no Bairro Carlos Chagas permanece interditada em Juiz de Fora

Tem problema? Fala com a Itatiaia!

Há algum problema ou dificuldade está incomodando na sua rua, no seu bairro? Avisa à Itatiaia, que a gente vai atrás da resposta.

Entre em contato pelo whatsapp (32) 99961-6815 ou pelo e-mail jornalismojf@itatiaia.com.br.

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.