Ouvindo...

Secretaria de Saúde realiza resgate vacinal contra o HPV em Juiz de Fora

A ação é voltada para adolescentes e jovens, com idades entre 15 e 19 anos

A Secretaria de Saúde promove uma ação de resgate vacinal voltada a adolescentes e jovens, com idades entre 15 e 19 anos, em Juiz de Fora. A ação é voltada para os que não iniciaram o esquema vacinal contra o Papilomavírus Humano (HPV) no período recomendado pelo calendário vacinal de rotina.

A gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, explica como funciona a vacinação. “A vacinação contra o HPV será realizada em dose única. A doença é prevenível por meio da imunização, que pode evitar formas graves, como o câncer de colo de útero.” explica Louise Cândido.

A iniciativa será feita de acordo com recomendações e diretrizes do Ministério da Saúde.

Ouça a reportagem de Joubertt Telles.

O que é o HPV?

De acordo com o Ministério da Saúde, o HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que afeta a pele e as mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Existem mais de 200 tipos de HPV, alguns dos quais podem causar verrugas genitais, enquanto outros estão associados a tumores malignos, como o câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta. A vacinação contra o HPV, oferecida gratuitamente pelo SUS, é a forma mais eficaz de prevenção, aliada ao uso de preservativos, que ajudam a reduzir o risco de contágio.

Como ter acesso à imunização

A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção e está disponível gratuitamente pelo SUS para os seguintes grupos:

  1. Meninas e meninos de 9 a 14 anos.
  2. Mulheres e homens (9 a 45 anos) que se enquadram nas seguintes situações:
    • Vivem com HIV.
    • Transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea.
    • Pacientes oncológicos.
  3. Vítimas de abuso sexual (15 a 45 anos, imunocompetentes):
    • Homens e mulheres que não tenham tomado a vacina ou estejam com o esquema vacinal incompleto.
  4. Usuários de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) com idade entre 15 e 45 anos:
    • Que não tenham tomado a vacina ou estejam com esquema vacinal incompleto, conforme a situação ou faixa etária.
  5. Pacientes com Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR):
    • A partir de 2 anos de idade.
Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.