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BRs 040 e 495: três propostas disputam leilão do trecho entre JF e RJ

É previsto um investimento de R$ 8,8 bilhões em obras de infraestrutura e prestação de serviços nas rodovias

O leilão de concessão do sistema rodoviário formado pelas BRs-040 e 495, entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, será realizado nesta quarta-feira (30), às 14h, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Ao todo, três propostas foram apresentadas, conforme a jornalista da Itatiaia, Edilene Lopes. As propostas são do grupo espanhol Sacyr, do consórcio Construcap, Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e Ohla; e e da EPR Via Mineira, empresa responsável pela concessão de Belo Horizonte à Juiz de Fora.

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o critério para escolha da concessionária será o maior desconto sobre a tarifa de pedágio prevista em edital. O abatimento máximo permitido sem a necessidade de depósito adicional é de 18%. Propostas com desconto superior a esse percentual exigirão aporte financeiro proporcional, garantindo a execução integral das obras previstas.

O investimento total será de R$ 8,8 bilhões, sendo R$ 5 bilhões de investimento a longo prazo (Capex) e R$ 3.8 bilhões em custos operacionais (Opex). O projeto prevê obras de duplicação, faixas adicionais e conclusão da nova subida da Serra de Petrópolis.

Sobre a concessão da BR-040 entre JF-RJ

O edital abrange os seguintes trechos:

  • Rodovia BR-040/MG: Do entroncamento com a antiga União e Indústria, na Barreira do Triunfo, em Juiz de Fora (MG) até a divisa com o Rio de Janeiro.
  • Rodovia BR-040/RJ: Da divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro até o entroncamento com a BR-116/RJ (Trevo das Missões), no Rio de Janeiro.
  • Rodovia BR-495/RJ: Do entroncamento com a BR-040/RJ em Itaipava até o entroncamento com a BR-040/RJ no Rio de Janeiro.

Segundo a ANTT, os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental foram elaborados pela Infra S.A. e aprovados pelo Ministério dos Transportes. As melhorias previstas pela agência são:

  • 13,1 km de duplicação;
  • 86,6 km de faixas adicionais;
  • 11,7 km de ciclovias;
  • 3 túneis;
  • 14,6 km de vias marginas;
  • 13 correções de traçado;
  • 13 viadutos;
  • 12 passarelas;
  • 32 pontos de ônibus;
  • 1 área de escape;
  • 1 Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros;
  • 7 passagens de fauna.
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Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.