O leilão de concessão do
Ao todo, três propostas foram apresentadas, conforme a
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o critério para escolha da concessionária será o maior desconto sobre a tarifa de pedágio prevista em edital. O abatimento máximo permitido sem a necessidade de depósito adicional é de 18%. Propostas com desconto superior a esse percentual exigirão aporte financeiro proporcional, garantindo a execução integral das obras previstas.
O investimento total será de R$ 8,8 bilhões, sendo R$ 5 bilhões de investimento a longo prazo (Capex) e R$ 3.8 bilhões em custos operacionais (Opex). O projeto prevê obras de duplicação, faixas adicionais e conclusão da nova subida da Serra de Petrópolis.
Sobre a concessão da BR-040 entre JF-RJ
O
- Rodovia BR-040/MG: Do entroncamento com a antiga União e Indústria, na Barreira do Triunfo, em Juiz de Fora (MG) até a divisa com o Rio de Janeiro.
- Rodovia BR-040/RJ: Da divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro até o entroncamento com a BR-116/RJ (Trevo das Missões), no Rio de Janeiro.
- Rodovia BR-495/RJ: Do entroncamento com a BR-040/RJ em Itaipava até o entroncamento com a BR-040/RJ no Rio de Janeiro.
Segundo a ANTT, os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental foram elaborados pela Infra S.A. e aprovados pelo Ministério dos Transportes. As melhorias previstas pela agência são:
- 13,1 km de duplicação;
- 86,6 km de faixas adicionais;
- 11,7 km de ciclovias;
- 3 túneis;
- 14,6 km de vias marginas;
- 13 correções de traçado;
- 13 viadutos;
- 12 passarelas;
- 32 pontos de ônibus;
- 1 área de escape;
- 1 Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros;
- 7 passagens de fauna.