Ouvindo...

Arquidiocese de Juiz de Fora celebra missa em memória do Papa Francisco

A cerimônia será nesta quarta (23), às 19h, na Catedral Metropolitana, presidida pelo Arcebispo Metropolitano do município

A Arquidiocese de Juiz de Fora convida os fiéis para uma missa em memória e homenagem ao Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. A celebração será realizada nesta quarta-feira (23), às 19h, na Catedral Metropolitana.

Para a Itatiaia, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, destacou que a cerimônia será um momento de gratidão e oração pelo trabalho realizado do Pontífice.

“Convido a todos para a Santa Missa em sufrágio do nosso amado Papa Francisco. Será um momento especial, no qual a Arquidiocese elevará preces a Deus, agradecendo pelo belo trabalho realizado por ele — uma vida doada a Cristo, à Igreja e ao povo de Deus. Oferecemos essa celebração sobre o altar, pedindo ao Senhor que o acolha em sua infinita misericórdia e que, do céu, o Papa Francisco interceda pela Igreja, especialmente neste momento de preparação para um novo Conclave”.

Velório no Vaticano

Nesta terça-feira (22), o corpo do Papa está sendo velado na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano. Em seguida, será transferido para a Basílica de São Pedro, onde os cardeais realizarão as primeiras orações.

As cerimônias seguem até sábado (26), às 10h (5h no horário de Brasília), quando o decano dos cardeais, Giovanni Battista Re, presidirá a Missa Solene, seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior.

Convocação de oração

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) orientou, em um documento, para que todas as comunidades católicas brasileiras incluíssem as intenções especiais pelo Papa Francisco nas celebrações.

Entre as recomendações estão a omissão do nome do pontífice nas intercessões da Liturgia e a inclusão de preces pela alma nas orações eucarísticas, como sinal de respeito e súplica pelo descanso eterno do Santo Padre.

Entre as indicações estão a omissão na Oração Eucarística e nas intercessões da Liturgia no nome do Pontífice, além de que os fiéis também coloquem nas orações uma intenção especial pelo Santo Padre.

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.