Depois de quase três anos do início de operação, a Siga Antenado anunciou o fim do prazo para a população solicitar o agendamento para troca gratuita das parabólicas antigas pelo kit com a antena digital.
Os interessados devem fazer o pedido até 30 de junho. Para os beneficiários de programas sociais do governo federal, a a antena digital poderá ser fornecida gratuitamente.
No entanto, é necessário que o solicitante seja beneficiário de um programa social do governo, tenha o Cadastro Único (CadÚnico) e possua uma antena parabólica tradicional, a maior e com os furos, instalada e em funcionamento.
Em entrevista à Itatiaia, a gerente de Comunicação da Siga Antenado, Paula Aguiar, comenta sobre a distribuição da nova antena parabólica digital em Juiz de Fora e região, destacando que cerca de 12 a 13 mil famílias já foram atendidas. “No Brasil inteiro, a gente já está quase alcançando 5 milhões de famílias. E aqui a gente faz esse apelo para a população de Minas Gerais, para que quem tem essa parabólica antiga, tradicional, grandona, e é beneficiário de programa social, que procure a Siga Antenado o mais breve possível para receber a parabólica digital”, afirmou.
Ela ainda ressaltou as vantagens da migração para a tecnologia digital: “A população passa a ter mais de 80 canais abertos e gratuitos à disposição, com aparelhos mais modernos e simples.”
A Siga Antenado é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, criada por determinação da Anatel para apoiar a população no processo de migração de tecnologia. A parabólica tradicional apresenta problemas, como interferência, chuvisco e chiado, devido à tecnologia antiga.
Ouça a entrevista.