O mês de fevereiro foi um mês atípico para Juiz de Fora. A Defesa Civil divulgou dados de que houve uma combinação de chuvas abaixo da média, ventos fortes e ondas de calor.
Nesse período também foi registrada a rajada de vento com velocidade de 99,36 km/h, a maior desde 2007.
Neste ano, em 5 de janeiro de 2025, já havia sido registrada uma rajada de vento de 98,64 km/h, igualando o registro de 28 de dezembro de 2016.
Ondas de Calor
O mês também registrou duas ondas de calor. A primeira, entre 4 e 7 de fevereiro, com temperaturas acima de 33°C nas estações de Santa Cândida e Rosário de Minas.
Já a segunda onda de calor, mais intensa e duradoura, ocorreu entre 13 e 21 de fevereiro, com temperaturas que atingiram 37,2°C no Bairro Bandeirantes e 37°C em Santa Cândida, considerada a maior temperatura máxima já registrada na cidade, em uma estação meteorológica oficial (de instituições públicos municipais ou federais).
Segundo a Defesa Civil, essa onda de calor teve duração de nove dias, igualando o segundo período mais longo de ondas de calor já registrado em Juiz de Fora.
Registro de Chuvas
Em relação às chuvas, o volume de precipitação ficou abaixo do esperado para o mês, com o pluviômetro da Cidade Universitária (UFJF) registrando apenas 60,69 mm, o que representa 35,64% da média histórica.