O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entrou com uma Ação Civil Pública contra o Departamento Estadual de Rodagem (DER), solicitando a instalação e manutenção de placas de sinalização de quilometragem, indicação e advertência ao longo da MG-132, entre Barbacena e Cipotânea, no Campo das Vertentes.
Segundo o apurado em Inquérito Civil instaurado pela Promotoria de Justiça de Alto Rio Doce, a rodovia se encontra em condições precárias de condição de conservação, o que é objeto de outra Ação Civil Pública.
Além disso, a falta de sinalização não permite que os motoristas tenham um ponto de referência para, se necessário, acionar o socorro em caso de acidentes ou panes.
Outro ponto destacado é a ocorrência de acidentes devido á falta de placas de advertência, como aviso de quebra-molas.
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o promotor de Justiça, Vinícius de Souza Chaves, diz que “não há sequer uma sinalização temporária ou improvisada, até que melhores condições financeiras possibilitem uma completa reformulação da rodovia.”
Devido a esses apontamentos, a Promotoria de Justiça de Alto Rio Doce propôs a ação, com pedido de liminar, para que o DER providencie placas e a conservação da sinalização existente na estrada.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira