Ouvindo...

Juiz de Fora registra 130 mil pessoas vivendo em área de risco para desastres ambientais, segundo Cemaden

Os dados foram apresentados durante o evento que discutiu impactos dos desastres naturais no município

‘Os desafios e impactos dos desastres naturais em Juiz de Fora’ foi tema de debate na Câmara Municipal

Juiz de Fora contabiliza 130 mil pessoas vivendo em áreas de risco para desastres ambientais. Os dados foram apresentados pela diretora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Regina Alvalá, durante o evento “ Câmara Debate: Os desafios e impactos dos desastres naturais em Juiz de Fora”, promovido pelo Legislativo.

A especialista pontuou que, com o aumento da probabilidade de desastres relacionados ao clima, é fundamental a comunicação do poder público com a população envolvida.

O encontro teve o intuito de discutir os impactos e riscos dos desastres naturais na cidade, que ocupa o quinto lugar no ranking nacional de ocorrências em 2024, segundo o Cemaden. Dados de monitoramento de 1.133 municípios indicam que ano passado, em Juiz de Fora foram registrados 22 incidentes e 32 alertas de risco.

Mais de 140 locais vulneráveis, segundo Defesa Civil

Presente no evento, o subsecretário de Defesa Civil de Juiz de Fora, Luís Fernando Martins, informou que a cidade tem 142 áreas de risco geológico, 27 de risco hidrográfico e oito de risco tecnológico, relacionadas às barragens. Segundo ele, “Juiz de Fora é o terceiro município mineiro com maior população em áreas de risco, com 24,98% dos moradores vivendo em locais vulneráveis”.

Em 2024, a cidade registrou 10 ocorrências de risco geológico, como deslizamentos de terra, ocupando o 4º lugar no ranking nacional. Também foram emitidos 12 alertas de risco hidrográfico, como inundações e enchentes, colocando Juiz de Fora na 12ª posição do país.

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.