Pelo menos 75 pessoas foram presas Juiz de Fora, Ubá e Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, durante a operação Shenzi, deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) nesta terça-feira (25). O objetivo é apurar e reprimir o tráfico de drogas e crimes violentos, incluindo homicídios, praticados por membros de uma organização criminosa vinculada à facção Comando Vermelho, do estado do Rio de Janeiro.
As equipes foram às ruas para cumprir 91 mandados judiciais: 46 de busca e apreensão e 45 de prisão temporária. Conforme determinação da Justiça, foram apreendidos oito veículos e mais de R$ 24 mil em dinheiro pertencentes ou utilizados para fins criminosos. Também foram encontradas 17 armas de fogo e drogas variadas.
A ação é pelas Promotorias de Justiça Criminais de Ubá, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Zona da Mata, unidade de Visconde do Rio Branco, em conjunto com a Polícia Militar mineira, com a participação de cerca de 100 policiais militares, sete promotores de Justiça e servidores do MPMG. É parte de um esforço conjunto do Gaeco e da PMMG para reprimir o avanço da criminalidade violenta na região da Zona da Mata e garantir a segurança da população.
Balanço das ações da Operação Shenzi:
- Prisões: 45 temporárias e 30 em flagrante;
- Mandados de busca e apreensão cumpridos: 46;
- Armas e munições apreendidas: 17 armas de fogo (7 revólveres, 7 pistolas e 3 submetralhadoras), 208 munições e uma granada;
- Bens apreendidos: oito veículos e R$ 24.230,50 em dinheiro;
- Drogas e objetos afins apreendidos: 584 pinos de cocaína, 116 pedras de crack, 41 porções de maconha e quatro tabletes da mesma substância, além de rádios comunicadores, balanças de precisão, coldres, coletes balísticos, bandoleiras e simulacros de arma de fogo.