O Cursinho Popular Garra da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está na última semana de inscrições para o processo seletivo de novos estudantes.
Ao todo, são 70 vagas, sendo 10% reservadas para candidatos com mais de 30 anos, 40% para pretos, pardos e indígenas, 10% para pessoas trans e o restante das vagas para ampla concorrência.
Os alunos que desejarem se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, devem realizar a inscrição até sábado (22) por meio do
Além disso, o Cursinho Popular Garra também oferece aulas gratuitas no campus da UFJF, de segunda a sexta-feira, das 18h20 às 22h30.
Critérios e seleção
Podem se inscrever no cursinho os candidatos que já tenham concluído ou vão concluir o Ensino Médio em 2025, tenham estudado integralmente em escola pública, não possuam curso superior completo ou em andamento e residam em Juiz de Fora ou tenham condições de frequentar as aulas presenciais.
Para a seleção, serão feitas entrevistas on-line entre os dias 6 e 28 de março. O resultado final com a lista de selecionados será divulgado em 31 de março.
O início das atividades está previsto para serem iniciadas no dia 22 de abril.
Cursinho Popular Garra
Criado em 2017 por estudantes da UFJF, a iniciativa conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação, que atuam como voluntários na preparação dos inscritos para o Enem. Além disso, o projeto auxilia na organização de uma rotina de estudos, aulas presenciais e/ou gravadas, materiais didáticos autorais ou indicados por professores e monitores, além da aplicação de simulados ao longo do ano letivo.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira