Ouvindo...

Canil Municipal atende pit bull vítima de maus-tratos resgatado em Juiz de Fora

Animal foi encontrado no bairro Santo Antônio pela Polícia Militar Ambiental. Tutor foi preso.

O Canil Municipal da Secretaria do Bem-Estar Animal (SEBEAL) de Juiz de Fora recebeu, nesta quinta-feira (30), um pitbull vítima de maus-tratos, que foi levado pela Polícia Militar Ambiental.

Segundo informações divulgadas, uma veterinária do Canil Municipal constatou que o cão estava com infestação de carrapatos, desidratado e com fome e sede. Além disso, ele pesa apenas 20 kg, bem abaixo do ideal para a raça, que varia entre 30 e 40 kg.

O tutor do animal foi preso, e o cão foi recolhido no bairro Santo Antônio. No Canil Municipal, ele está recebendo alimentação adequada e passando por um controle de pulgas e carrapatos.

Responsabilidades do Canil

A instituição tem as seguintes obrigações:

  • Caso um animal ataque uma pessoa, ao ser recolhido pelos Bombeiros, sua tutela passa a ser do Canil;
  • O Canil realiza o atendimento veterinário ao animal e, se possível, devolve-o ao tutor responsável.

Determinação da Justiça

Uma decisão judicial determinou que a Prefeitura de Juiz de Fora deve se responsabilizar pelos cães das raças pitbull, doberman, rottweiler e outras semelhantes que agredirem alguém e forem recolhidos pelo Corpo de Bombeiros.

A Administração Municipal deve garantir:

  • Atendimento veterinário, quando necessário;
  • Cuidados e destinação adequada dos animais;
  • Caso a Prefeitura descumpra essa determinação, foi estipulada uma multa diária de R$ 1 mil.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.