Depois de cerca de 15 dias de chuvas intensas, temporais e tempestades que causaram danos e mortes em Minas Gerais, inclusive na Zona da Mata e Vertentes, agora, o tempo virou em Minas Gerais.
Nos últimos dias, o calor e as temperaturas elevadas imperaram na região. De acordo com Anete Fernandes, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Belo Horizonte, esse quadro se mantém pelos próximos dias.
“Com a migração das áreas de instabilidade e desse fluxo de umidade para o oeste e sul do país, nós passamos a ter, desde o final da última semana, um maior período de sol, não necessariamente de céu claro, porque as pancadas de fim de tarde e noite elas continuam em grande parte do estado. Nós passamos a ter uma quantidade menor de nuvens em grande parte do dia, favorecendo que as temperaturas se elevem. Essa é a razão do calorão que não só Juiz de Fora, a Zona da Mata e grande parte do Estado vem sentindo desde a última sexta-feira. A expectativa é que essas condições persistam pelo menos até meados da semana. Então, o calorão vai seguir pelo menos até a quarta-feira”, explicou.
Em relação à Zona da Mata, a tendência é de calor mais intensas que em Juiz de Fora, com máximas em torno de 36ºC até 37ºC, até pelo menos a próxima quarta (22). Quinta e sexta, fica em torno de 33ºC, 34ºC, preferencialmente em Coronel Pacheco ou em Muriaé.
Já em Juiz de Fora, a temperatura deve ficar na casa de 32ºC, podendo chegar 32ºC nesta segunda (20), 33ºC na terça (21), caindo para 31ºC na quarta (22) e situando em torno de 29 ºC quinta (23) e sexta (24).
Segundo a meteorologista, o céu deve ficar parcialmente nublado, com as típicas pancadas de verão ocorrendo preferencialmente a partir da tarde, no decorrer da semana até pelo menos, sexta-feira (24). E não estão descartadas chuvas mais fortes e até queda de granizo.
“Nessa época do ano, esse aquecimento, aliado à disponibilidade de umidade, provoca temporais que, localmente, podem ser fortes. Não se descartando, inclusive, a possibilidade de precipitação de granizo. Então, a população tem que ficar atenta não só com o calor, mas com os temporais no período da tarde”, diz Anete Fernandes.
Alerta de chuvas intensas
Cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes estão incluídas no alerta amarelo de perigo de chuvas intensas divulgado nesta segunda pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O aviso segue até às 10h desta terça (21), tem previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h). Por outro lado, existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O alerta abrange cidades como Juiz de Fora, Viçosa, Ubá, Visconde do Rio Branco, Cataguases, Muriaé, Leopoldina, Santos Dumont, Lima Duarte, na Zona da Mata e Carandaí, Ressaquinha, Barroso, São João del-Rei e Barbacena, entre outras no Campo das Vertentes.