Ouvindo...

Museu de Arte Murilo Mendes é o museu brasileiro mais influente de 2025

Pelo terceiro ano seguido, a instituição está no topo entre os concorrentes nacionais na lista da Culture For Causes Network

Museu de Arte Murilo Mendes fica no Centro de Juiz de Fora

O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), localizado em Juiz de Fora, foi considerado o museu brasileiro mais influente do mundo durante a MuseumWeek 2025.

Este é o terceiro ano consecutivo em que a instituição figura no topo do ranking entre os concorrentes nacionais. O museu, vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ocupou a 28ª colocação da lista divulgada pela Culture For Causes Network, organizadora do evento, que subiu 16 posições em relação ao ano anterior. O Mamm participa da MuseumWeek desde 2019

Para a Itatiaia, o superintendente do museu, Aloisio Castro, explicou que ações como a MuseumWeek são oportunidades para que os museus promovam uma maior aproximação entre os acervos e a sociedade.

“Esse reconhecimento de alcance global reafirma o compromisso da UFJF com o acesso democrático à cultura e aos bens musealizados do Museu. Ao ocuparmos também um ambiente digital com conteúdos como esses, contribuímos para a democratização do conhecimento e ampliamos o alcance de nossos acervos e ações. É uma reafirmação do compromisso dos museus universitários em promover uma mediação entre pesquisa, cultura e sociedade.”

Ouça a matéria de Joubertt Telles.

Classificação dos museus mais influentes

  • 1- Regimento dos Granadeiros Montados (Argentina) - Pontuação: 100
  • 2- Castelo de Chambord (França) - Pontuação: 95
  • 3- Museu Soumaya (México) - Pontuação: 84,1
  • 4- Abadia de Westminster (Reino Unido) - Pontuação: 83,2
  • 5- Museu Guggenheim Bilbao (Espanha) - Pontuação: 76,1
    ...
  • 28 - Museu de Arte Murilo Mendes (Brasil) - Pontuação: 61,04

Veja mais sobre o Mamm

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.