O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), localizado em Juiz de Fora, foi considerado o museu brasileiro mais influente do mundo durante a MuseumWeek 2025.
Este é o terceiro ano consecutivo em que a instituição figura no topo do ranking entre os concorrentes nacionais. O museu, vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ocupou a 28ª colocação da lista divulgada pela Culture For Causes Network, organizadora do evento, que subiu 16 posições em relação ao ano anterior. O Mamm participa da MuseumWeek desde 2019
Para a Itatiaia, o superintendente do museu, Aloisio Castro, explicou que ações como a MuseumWeek são oportunidades para que os museus promovam uma maior aproximação entre os acervos e a sociedade.
“Esse reconhecimento de alcance global reafirma o compromisso da UFJF com o acesso democrático à cultura e aos bens musealizados do Museu. Ao ocuparmos também um ambiente digital com conteúdos como esses, contribuímos para a democratização do conhecimento e ampliamos o alcance de nossos acervos e ações. É uma reafirmação do compromisso dos museus universitários em promover uma mediação entre pesquisa, cultura e sociedade.”
Ouça a matéria de Joubertt Telles.
Classificação dos museus mais influentes
- 1- Regimento dos Granadeiros Montados (Argentina) - Pontuação: 100
- 2- Castelo de Chambord (França) - Pontuação: 95
- 3- Museu Soumaya (México) - Pontuação: 84,1
- 4- Abadia de Westminster (Reino Unido) - Pontuação: 83,2
- 5- Museu Guggenheim Bilbao (Espanha) - Pontuação: 76,1
... - 28 - Museu de Arte Murilo Mendes (Brasil) - Pontuação: 61,04
Veja mais sobre o Mamm
MAMM abre mais de 100 vagas para oficinas de férias em Juiz de Fora Exposição e Semana dos Museus abrem celebração de 20 anos do MAMM Orquestra Acadêmica da UFJF apresenta obras de Mozart, Elgar e Britten em JF Dia do Escritor: a vocação com as palavras que passa por Juiz de Fora