Já faz um tempo que a tecnologia é usada para identificar humanos. Agora, essa facilidade foi estendida aos animais domésticos: a Petvation é uma porta para pets que usa uma câmera para reconhecer os habitantes da casa.
Isso evita a entrada de criaturas que não morem na residência. O sistema usa reconhecimento facial e um motor que opera a porta de liga de alumínio. O pet é detectado tanto na entrada quanto na saída e a porta só abre para animais cadastrados. A empresa destaca que o reconhecimento dos animais tem 99,9% de precisão.
Segundo os criadores, as opções que usam sensores em coleiras são menos eficientes, uma vez que o acessório pode não ser identificado ou acabar perdido. Isso sem contar que, quando um pet abre a porta, vários animais podem entrar ao mesmo tempo.
Câmeras e app
E como o sistema funciona? Basta instalar a Petvation em uma porta ou janela (de madeira, compensado, plástico ou até vidro) e próximo a uma tomada — para conectar a fonte de 12V, já que a solução não tem bateria embutida.
A partir daí, a câmera e o app entram em ação: a face dos animais é detectada por dois conjuntos de câmeras infravermelhas de alta resolução (assim, pode funcionar mesmo quanto há pouca iluminação). A Petvation tem, ainda, um sensor antiesmagamento para que o fechamento da porta só ocorra depois que o animal passou completamente por ela.
Pelo aplicativo, é possível observar a porta dos pets mesmo a distância e até determinar horários permitidos para que os animais entrem e saiam. E a Petvation não vai abrir independentemente de quanto eles a arranhem.
A novidade tem 54 cm de altura por 40 cm de largura e pode ser usada por pets de cerca de 18 cm de largura — em geral, gatos e cachorros de portes pequeno e médio, como buldogues, pugs, corgis, shiba inus e outros. É possível registrar até 32 animais no sistema.
Ainda em desenvolvimento, a Petvation foi apresentada no