Ouvindo...

SpaceX vai oferecer Starlink para veículos em movimento

Até agora, o serviço era limitado a locais fixos

Starlink vai poder ser usada em veículos em movimento

Conectividade em movimento já é uma realidade, a considerar que o celular é levado para todos os lugares. O conceito pode, agora, ganhar ainda mais possibilidades: a Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) autorizou a SpaceX a vincular veículos à Starlink, seu serviço de internet via satélite.

Segundo o The Wall Street Journal, a autorização inclui veículos de consumo e de negócios — que vão de aviões, trens e barcos até caminhões, carros e trailers. “Essa permissão de uso vai expandir o leque de recursos de banda larga para atender às crescentes demandas dos usuários por conectividade em movimento”, diz a FCC.

Os satélites Starlink ficam na órbita baixa da Terra e são levados até lá pelos foguetes Falcon 9 da SpaceX. O objetivo da rede é fornecer conexões de internet de alta velocidade aos mais diversos cantos do planeta. Atualmente, o serviço está disponível em 36 países, tem mais de 400 mil assinantes e busca atrair clientes corporativos.

A companhia aérea Delta Air Lines já testou a conexão. Já a Hawaiian Airlines anunciou, em abril, que ofereceria o serviço em aeronaves que voam entre o Havaí e o continente, bem como em rotas internacionais.

Até agora, entretanto, o acesso à rede Starlink era limitado a locais fixos. Com a autorização da FCC, vai haver a opção de usar terminais que podem se conectar a satélites de transmissão de banda larga enquanto estão em movimento.

O órgão deu permissão, ainda, para a Kepler Communications fazer o mesmo. Além disso, negou o pedido da Dish Network, de Michael Dell, que queria impedir o uso da frequência de 12 GHz pelas empresas. A FCC vai continuar a avaliar se o espectro pode acomodar ambos os serviços.

Condições do serviço

Para que a Starlink possa ser instalada em veículos em movimento, a FCC impôs condições. As operações devem aceitar interferências de serviços atuais e futuros autorizados e a SpaceX e a Kepler Communications estarão sujeitas a regras que forem definidas futuramente.

Jeffrey Blum, chefe de políticas públicas da Dish, diz que a empresa está satisfeita. Segundo ele, as autoridades federais garantiram que a Starlink “tem de aceitar interferências futuras [como as das operações 5G] e deve divulgar essas limitações aos clientes”.