Ouvindo...

Palavra Aberta: como o governo pode equilibrar as contas sem aumentar impostos? Especialistas debatem

Neste ano, a medida do IOF previa arrecadar 40 milhões de reais

O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no YouTube da Rádio de Minas

O ‘Palavra Aberta’ deste sábado (21) debate o desafio do Governo Federal em equilibrar o caixa e acabar com prejuízo nas contas públicas para sair do negativo e concretizar o ajuste fiscal.

Recentemente, uma proposta de aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) tem gerado fortes repercussões negativas. A expectativa do governo, neste ano, era arrecadar 40 bilhões de reais com a medida. No entanto, diante da pressão e do mercado, o Ministério da Fazenda recuou e passou a estudar outras novas medidas de arrecadação.

Entre as novas propostas para transferir o ajuste de impostos seriam: Letras de Créditos Imobiliário (LCI), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), e ainda aumentar a tributação dos Jogos de Apostas, as BET’s.

A oposição defende que, antes de propor novos tributos para zerar o déficit nas contas, o Governo deveria primeiro rever os gastos e as isenções de impostos dadas a muitas empresas, que totalizariam 500 bilhões de reais.

Para debater o tema, o ‘Palavra Aberta’ recebe o advogado tributarista e mestre em Direito Tributário, Fernando Gomes, e também, o professor de Ciências Contábeis do Centro Universitário Estácio e mestre em Administração, Alisson Batista.

Clique aqui e escute!

Sobre o podcast

O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no YouTube da Rádio de Minas.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.