Ouvindo...

Times

Palavra Aberta: regular as redes sociais é necessário ou configura censura?

O podcast desse sábado recebe o professor e coordenador das especializações em produtos digitais da PUC-Minas, Tiago Belotte, e o advogado especialista em Direito Público, Danilo Ruas

O debate sobre a regulação das redes sociais deve ganhar força no país, em ano de eleições municipais. Esta semana, durante o evento para marcar um ano dos atos antidemocráticos, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, afirmou que a ausência de regulamentação e a inexistente responsabilização das redes sociais, somadas à falta de transparência na utilização da inteligência artificial e dos algoritmos, tornaram os usuários suscetíveis à demagogia e à manipulação política, possibilitando a livre atuação no novo populismo digital extremista e de seus aspirantes a ditadores.

Além de o assunto preocupar a Justiça Eleitoral, o tema deve movimentar o Congresso Nacional, com o Projeto de Lei das Fake News. Os presidentes da Câmara e do Senado têm demonstrado a intenção discutir a regulação.

Mas, afinal, a regular as redes sociais seria uma medida necessária para combater a desinformação ou um representaria censura? Para debater o assunto, os jornalistas Eustáquio Ramos e Kátia Pereira recebem o professor e coordenador das especializações em produtos digitais da PUC-Minas, Tiago Belotte, e o advogado especialista em Direito Público, Danilo Ruas.

Confira:

O podcast

O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

Para mais informação e entretenimento, ouça também os outros podcasts da Rádio Itatiaia.

Eustáquio Ramos é repórter e apresentador da Itatiaia
Leia mais