Ouvindo...

Times

Os pontos positivos e negativos da internet para crianças e adolescentes

O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

Crianças estão se conectando cada vez mais cedo à internet no Brasil, enquanto crescem as preocupações quanto à segurança digital. Mas quais os riscos e benefícios dessa exposição online? O podcast Palavra Aberta se dedica a debater o assunto no episódio desta semana.

Segundo o Comitê Gestor da Internet, órgão responsável por, entre outras coisas, estabelecer diretrizes para o uso e desenvolvimento da Internet no país, 24% dos entrevistados relataram ter começado a se conectar à rede na primeira infância. Em 2015, eram 11%. Atualmente, 95% dos jovens de 9 a 17 anos são usuários de Internet no Brasil. O celular foi apontado como o dispositivo de acesso para 97%.

Paralelo ao crescimento do número de usuários, há também o aumento na quantidade de crimes no ambiente virtual. Como o caso de alunos de uma escola particular do Rio de Janeiro, que, utilizando a inteligência artificial, fizeram fotos nuas de colegas de sala e divulgaram em uma rede social. Um caso semelhante foi registrado em Belo Horizonte.

O Palavra Aberta recebe a Doutora e mestre em Direito, pesquisadora em infância, tecnologia, educação e direitos da criança e do adolescente, Ana Melo. E a educadora e especialista em negócios e produtos digitais, Maria Carolina Mariano.

O podcast

O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais