A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga estudantes do Colégio Santo Agostinho da Barra da Tijuca após montagens com alunas nuas circularem em grupos de Whatsapp. Adolescentes do 7º ao 9º são suspeitos de usar inteligência artificial para criar as imagens falsas. Eles teriam baixado um aplicativo, colocado as fotos das vítimas e divulgado na internet.
Ao menos 20 meninas teriam sido expostas. Ao Portal G1, o delegado Marcus Vinícius Braga informou que o caso está sob segredo por se tratar de menores de idade. A direção da escola será chamada para prestar depoimento.
Os adolescentes podem responder por fato análogo à simulação e participação de criança ou adolescente em cena de sexo explícito ou pornográfica por meio de adulteração, montagem ou modificação de fotografia, vídeo ou qualquer outra forma de representação visual.
Em nota enviada aos pais, o Colégio Santo Agostinho disse que se solidariza com as vítimas e que o episódio “assusta” e “decepciona” a instituição. A escola ainda disse que serão “tomadas as medidas disciplinares aplicadas aos fatos cometidos.”
Caso Isis Valverde
A atriz
Ao menos três fotos modificadas de Isis circulam nas redes sociais - em uma das imagens, a atriz teve o biquini retirado digitalmente, exibindo um falso corpo no lugar do dela.