No ano em que o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais celebra nove décadas de história, uma obra singular chega para provocar reflexão e diálogo sobre os dilemas do presente e do futuro.
Coordenado pela ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), jurista, advogada e acadêmica brasileira, Edilene Lôbo, o livro ‘Encruzilhadas: Tecno-oligarquias, democracia e ameaça ambiental’ reúne contribuições de grandes nomes do Direito e da gestão pública brasileira, lançando luz sobre os impactos da revolução digital, os riscos das concentrações de poder e os desafios de se proteger a democracia e o meio ambiente com a “ultratecnologização da vida”.
‘Encruzilhadas’ representa um chamado urgente à reflexão crítica da influência dos algoritmos na política e do papel transformador – e ao mesmo tempo desafiador – da Inteligência Artificial na vida pública.
Para falar sobre os temas que são discutidos no livro, o Observatório Feminino recebe a primeira ministra negra do TSE, Edilene Lobo. E Bertha Maakaroun jornalista, pesquisadora, doutora em Ciência Política e colunista da rádio Itatiaia.
O podcast
O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas