Ouvindo...

Palavra Aberta debate a lei do feminicídio e o aumento no número de ocorrências do crime em MG

O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

Minas Gerais registrou 569 casos de feminicídio em apenas 3 anos e meio. As estatísticas assustadoras apontam a média de 13 mortes violentas por mês.

O Palavra Aberta deste sábado (20), recebe a delegada Ingrid Estevam, que foi durante 5 anos chefe do Núcleo Especializado de Investigação de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil, e a doutora em Sociologia, professora da PUC Minas, Andréia dos Santos para debater o aumento do número de registro dos feminicídios em Minas Gerais e a lei que incluiu o homicídio de mulheres no código penal.

Minas Gerais registrou 569 casos de feminicídio em apenas 3 anos e meio. As estatísticas assustadoras apontam a média de 13 mortes violentas por mês. Ou seja, a cada 2 dias praticamente uma mulher perde a vida no Estado num contexto de violência doméstica ou apenas pelo fato de ser do sexo feminino.

O crime é praticado majoritariamente por companheiros ou ex-companheiros das vítimas e os dados da secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais apontam que de 2021 até 2023, houve aumento dos registros: foram 155 em 2021, 176 em 2022 e 184 em 2023. De 2021 até maio deste ano, foram ainda 658 tentativas de feminicídio no Estado. O aumento acontece apesar da lei que incluiu o feminicídio no Código Penal estar prestes a completar 10 anos.

Leia também

O podcast

O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.