Ouvindo...

Times

Doenças cardiovasculares são a maior causa de morte em mulheres no Brasil; diz pesquisa

O Observatório Feminino recebe a médica cardiologista Maribene Bahia para falar do assunto

Dados do Instituto Nacional de Cardiologia, ligado ao Ministério da Saúde, divulgados neste ano, indicam que doenças do coração e dos vasos sanguíneos, são as que mais matam mulheres no Brasil e no mundo. As doenças cardiovasculares superaram o câncer de mama e de colo de útero.

Para debater o assunto, o podcast Observatório Feminino recebe a médica cardiologista e Diretora do Departamento da Cardiologia da Mulher da Sociedade Mineira de Cardiologia, Maribene Bahia. Além disso, o episódio reflete se as mulheres estão deixando de cuidar de si mesmas para cumprir com uma responsabilidade demandada a elas de se preocuparem com a saúde de filhos, companheiros e pais.

Causas e sintomas

As principais causas das doenças cardiovasculares são o tabagismo, sedentarismo e maus hábitos alimentares. E os sintomas podem incluir dor ou desconforto no centro do peito, nos braços, ombros, cotovelos, mandíbulas ou costas.

Tratamento no SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento integral e gratuito para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. No primeiro atendimento, nas Unidades Básicas de Saúde, estão disponíveis ações de prevenção, como acompanhamento e monitoramento de fatores de risco como hipertensão e diabetes. Se houver necessidade, como diagnóstico de doença cardiovascular, o paciente é encaminhado para a Atenção Especializada, onde terá toda assistência para o acompanhamento com especialista, exames, tratamento e os procedimentos necessários, ambulatoriais ou cirúrgicos. O Brasil tem mais de 300 centros especializados de alta complexidade cardiovascular.

Outras informações podem ser acessadas no site da Sociedade Mineira de Cardiologia.

Leia também

O podcast

O podcast vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio e no YouTube da Rádio de Minas.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais