Ouvindo...

O Santo das Causas Impossíveis e Urgentes: conheça a história de São Judas Tadeu e de outros santos que auxiliam os desesperados

O principal santo das causas impossíveis e urgentes é São Judas Tadeus, conheça sua história e também de outras divindades que intercedem pelos desesperados

O santo das causas impossíveis, São Judas Tadeu, foi um dos apóstolos mais fiéis a Jesus Cristo, tendo espalhado a palavra de Jesus em meio a um período turbulento para os seguidores do cristianismo.

Ele Se tornou um símbolo para devotos justamente por ter superado grandes dificuldades em vida e realizado milagres grandiosos, o que lhe rendeu a fama de “santo padroeiro das causas impossíveis”.

Muitas pessoas enfrentam dificuldades e desafios que testam sua fé e sua esperança. Nesses momentos, São Judas Tadeu é um dos santos mais procurados pelas causas mais difíceis e urgentes.

Porém, ele não é o único patrono das causas impossíveis Conheça a história de São Judas Tadeu e outros santos, além dos principais locais de devoção.

Quem é o Santo das Causas Impossíveis?

O santo das causas impossíveis é São Judas Tadeu, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Não o confunda com aquele que traiu Jesus, que foi Judas Iscariotes.

Não há consenso entre os estudiosos do cristianismo sobre os motivos de ele ter ganhado essa alcunha, porém algumas inferências foram feitas ao longo da história.

Alguns dos relatos sobre sua vida mostram que o santo venceu inúmeras adversidades e realizou milagres realmente difíceis, o que explica a fama de fazer milagres faz jus a essa nomenclatura.

Além disso, entre os devotos de São Judas Tadeu, há inúmeros relatos de graças concedidas que podem ser consideradas causas impossíveis.

Quem foi São Judas Tadeu?

Judas Tadeu era filho de Alfeu e Maria Cleofas, irmão de Tiago Menor e primo de Jesus. Também era chamado de Judas Apóstolo ou Judas de Tiago, para se diferenciar de Judas Iscariotes, o traidor.

O seu nome é motivo de muita confusão, até por alguns devotos fiéis, já que na bíblia em si, Judas Tadeu tem poucas passagens marcantes.

Diferente do seu homônimo, Judas Iscariotes, que ficou conhecido como aquele que traiu Jesus, Judas Tadeu permaneceu fiel mesmo após a morte de seu mestre.

Foi um dos primeiros a seguir Jesus e testemunhar seus milagres, seus ensinamentos e sua ressurreição.

Participou do Pentecostes, quando recebeu o Espírito Santo junto com os outros apóstolos e, depois disso, ele saiu em missão para evangelizar diversos povos, como os samaritanos, os mesopotâmicos, os sírios, os armênios e os persas.

Os maiores feitos de São Judas Tadeu são justamente dessa época, após a ascensão do messias, quando espalhou a palavra por vários territórios.

Foi decapitado por volta de de 70 d.C. enquanto pregava na Pérsia com seu irmão, São Simão.

A decapitação era feita com uma espécie de machado medieval. Por isso, São Judas Tadeu é sempre representado em imagens segurando a arma que foi sua algoz.

Também costuma aparecer com um livro nas mãos, em representação da disseminação da palavra de Deus que ele promoveu nas suas viagens.

Ele também tem uma medalha no peito com a imagem de Jesus, pois segundo uma lenda, ele teria recebido do próprio Cristo um pano com seu rosto impresso.

Suas relíquias estão guardadas na Basílica de São Pedro, em Roma.

Na Bíblia é citado no Evangelho de São Mateus (10:3), no Evangelho de São Marcos (3:18) e no Evangelho de São Lucas (6:16) como um dos doze escolhidos por Jesus para acompanhar sua missão.

Aparece também no Evangelho de São João (14:22), onde faz uma pergunta a Jesus durante a última ceia: “Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar só a nós e não ao mundo?”

Jesus respondeu que se manifestaria àqueles que o amavam e guardavam sua palavra.

São Judas Tadeu escreveu uma das cartas do Novo Testamento, dirigida aos cristãos que sofriam perseguições por causa da fé.

Nela, ele exorta os fiéis a permanecerem firmes na doutrina dos apóstolos e a combaterem os falsos mestres que negavam a divindade de Cristo.

Ele também encoraja os cristãos a se ajudarem mutuamente na caridade e na oração.

Outro possível motivo da alcunha de padroeiro das causas impossíveis se deu por conta de uma revelação que Jesus teria feito a Santa Brígida da Suécia, no século XIV.

Segundo ela, Jesus lhe disse que quando quisesse obter certos favores, deveria pedir pela intercessão de São Judas Tadeu, pois ele estaria mais apto a ajudar.

A devoção por essa divindade se espalhou pelo mundo e muitos fiéis passaram a recorrer ao Santo nas situações mais desesperadoras e aflitivas.

Muitos milagres e graças foram atribuídos à sua intercessão, o que aumentou sua popularidade e sua fama de santo das causas impossíveis e urgentes.

Em Belo Horizonte, há um santuário dedicado a São Judas Tadeu . A devoção a São Judas Tadeu é tradicional na cidade. No dia 28 de outubro, dia de São Judas Tadeu, o santuário recebe uma extensa programação de missas. O trânsito na região é alterado, as ruas recebem barraquinhas de comidas e bebidas e milhares de fiéis vão orar, agradecer e pagar promessas feitas ao santo das causas impossíveis.

Além disso, no dia 28 dos demais meses do ano o santuário também recebe fieis em oração, em menor número, para celebrar São Judas Tadeu.

Conheça a Oração das Causas Impossíveis e Urgentes

Para os devotos que passam por momentos de grandes tribulações há uma oração específica que clama pela intervenção do Santo das causas impossíveis.

Essa oração é uma forma de pedir a intercessão do santo junto a Deus para obter uma graça que parece inalcançável.

Os dizeres desta oração de acordo com o Padre Reginaldo Manzotti são os seguintes:São Judas Tadeu, glorioso apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus! A igreja Vos honra e invoca por todo o mundo como patrono dos casos desesperados e dos negócios sem remédio.

Rogai por mim que estou tão desolado! Eu Vos imploro, fazei uso do privilégio que tendes de trazer socorro imediato, onde o socorro desapareceu quase por completo. Assisti-me nesta grande necessidade, para que eu possa receber as consolações e o auxílio do céu em todas as minhas precisões, tribulações e sofrimentos.

São Judas Tadeu alcançai-me a graça que vos peço.

(Faça o pedido da graça que deseja)

Eu vos prometo, ó bendito São Judas, lembrar-me sempre deste grande favor e nunca deixar de Vos louvar e honrar como meu especial e poderoso patrono e fazer tudo o que estiver ao meu alcance para espalhar a Vossa devoção por toda a parte.

São Judas Tadeu, dos casos desesperados e dos negócios sem remédio, rogai por nós!

São Judas Tadeu, dos casos desesperados e dos negócios sem remédio, rogai por nós!

São Judas Tadeu, dos casos desesperados e dos negócios sem remédio, rogai por nós!

Amém.

É recomendável também rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

Outros padroeiros das causas impossíveis

Além de São Judas Tadeu, existem outros santos que são invocados como padroeiros das causas impossíveis.

São exemplos de fé, esperança e perseverança diante das adversidades da vida.

A seguir você confere um pouco da história de cada um deles:

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia nasceu na Itália, no século XIV e queria ser religiosa, mas foi obrigada pelos pais a se casar com um homem violento e infiel.

Teve dois filhos com ele, mas ambos morreram prematuramente, assim como seu marido. Ela, então, entrou para o convento das agostinianas, onde viveu uma vida de oração e penitência.

Ela recebeu um estigma na testa, que sangrava constantemente e faleceu no ano de 1457.

Santa Rita de Cássia é considerada a santa das causas impossíveis porque em vida ela enfrentou muitas dificuldades e sofrimentos, mas manteve a paciência e a confiança em Deus.

Intercedeu por muitas pessoas que recorreram a ela em situações desesperadoras e é invocada especialmente pelas mulheres que sofrem violência doméstica ou problemas conjugais.

O exemplo em vida da Santa mostra a resiliência de quem superou até as adversidades mais terríveis sem que sua fé em Deus esmorecesse.

Santa Filomena

Santa Filomena foi uma jovem mártir do século III. Era filha do rei da Grécia e foi prometida em casamento ao imperador romano Diocleciano.

Se recusou a casar com o monarca porque era cristã e queria se consagrar a Deus, o que rendeu sua tortura e decapitação por ordem do imperador.

Seus restos mortais foram encontrados em 1802 nas catacumbas de Priscila, em Roma, e foram identificados como os de uma mártir cristã.

É a protetora dos aflitos e dos jovens esposos, tendo como grandes interseções levar a alegria da maternidade a mulheres estéreis.

Também é invocada para curar doenças graves e obter graças extraordinárias.

São Gregório Taumaturgo

São Gregório Taumaturgo foi um bispo do século III, nascido na Ásia Menor, filho de uma família pagã e se converteu ao cristianismo depois de estudar com Orígenes, um dos maiores teólogos da Igreja antiga.

Foi consagrado bispo de Neocesareia, na Capadócia, onde realizou muitos milagres e prodígios, que lhe valeram o apelido de Taumaturgo, que significa “fazedor de maravilhas”.

O mesmo apelido que o rendeu a alcunha de padroeiro das causas impossíveis por ter enfrentado muitas dificuldades para evangelizar seu povo, que era resistente ao cristianismo.

Ele também combateu as heresias e as perseguições dos imperadores romanos e costuma ser invocado para afastar os males espirituais e materiais.

Isso nos mostra algumas curiosidades e coincidências na vida dessas pessoas santas, pois todas enfrentaram dificuldades extremas sem jamais deixar sua fé ser abalada.

Este tipo de atitude para muitos de nós seriam de fato impossíveis, portanto, as divindades citadas aqui fazem jus ao título de Santos das Causas impossíveis.

Quer conhecer mais curiosidades sobre a história das divindades e das religiões? Fique ligado na Itatiaia e divirta-se com nossa seção de entretenimento.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais