O dia de Santa Rita de Cássia é comemorado neste 22 de maio. A data é dedicada à santa conhecida como a padroeira das causas impossíveis, a protetora das viúvas e a santa das rosas. Neste final de semana, o Santuário de Santa Rita de Cássia, localizado na cidade de Cássia, no Sul de Minas, celebra o dia da padroeira e o primeiro aniversário da construção.
Santa Rita de Cássia nasceu em Roccaporena, a cinco quilômetros da cidade de Cássia, Itália. A freira morreu no dia 22 de maio de 1457. A freira foi beatificada em 1627 e canonizada pelo Papa Leão XIII, em 1900. Desde criança, a santa tinha vocação para o sacerdócio. Mas, aos 13 anos foi prometida em casamento. Santa Rita se casou aos 16 anos e teve dois filhos.
Também conhecida como “protetora dos desamparados”, a freira viveu uma vida sofrida. Após perder o marido assassinado e os dois filhos pela peste bubônica, Rita passou a se dedicar integralmente ao serviço cristão na ordem agostiniana. Ela cuidava dos enfermos, especialmente dos acometidos pela peste.
Santa Rita passou a ter uma vida dedicada às orações. Ela ganhou a fama de santa das causas impossíveis, pois tudo o que pedia, acontecia. Perto de sua morte, a freira pediu a um familiar que a trouxesse uma rosa. Mas, como era inverno na Itália, não era possível. Mas, no local onde ela costumava rezar, surgiu uma única rosa branca. A aparição foi considerado o primeiro milagre da santa, ainda em vida. O acontecimento fez com que ela também ficasse conhecida como a Santa das Rosas.
Maior santuário do mundo dedicado à Santa Rita de Cássia
O Santuário de Santa Rita de Cássia foi inaugurado no dia 20 de maio de 2022, na cidade de Cássia, no sul de Minas Gerais. Após três dias de celebrações, a festa se encerrou no dia 22 de maio, dia da padroeira. Desde a inauguração, o complexo já recebeu mais de 500 mil fiéis.
As obras do complexo demoraram quase quatro anos para ficarem prontas. O local ocupa um terreno de 180 mil metros quadrados, com 100 mil metros de área construída. O santuário comporta até 5 mil pessoas sentadas e 2 mil em pé. Além da igreja, há um centro comercial e uma réplica da casa de Santa Rita de Cássia.
Este é considerado o maior santuário dedicada à santa do mundo e o terceiro maior complexo religioso do planeta, ficando atrás apenas do Vaticano e do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O local foi idealizado pelo empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho, devoto fervoroso de Santa Rita de Cássia.
Neste ano, as celebrações começaram no dia 13 de maio, com o início da novena de Santa Rita de Cássia, com o tem “Com Santa Rita, em família, acolher o chamado de Jesus”. No fim de semana, o Santuário recebeu diversos eventos que compõem a Festa de Santa Rita.
Confira a programação:
Segunda-feira (22 de Maio) - Festa de Santa Rita de Cássia
06h: Missa - Celebrante: Pe. Michel Donizetti Pires, Reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia (MG)
08h: Missa - Celebrante: Pe. Reginaldo da Silva, da Paróquia de São Sebastião de Alpinópolis (MG)
10h: Missa das Rosas - Celebrante: Dom José Lanza Neto, Bispo Diocesano de Guaxupé (MG)
13h: Missa - Celebrante: Pe. Alexandre José Gonçalves, da Catedral Nossa Senhora das Dores de Guaxupé (MG)
15h: Missa - Celebrante: Pe. Reginaldo Vieira dos Santos, da Paróquia Santa Bárbara de Guaranésia (MG)
17h: Adoração ao Santíssimo Sacramento e Benção Solene - Celebrante: Pe. Dione Piza, do Santuário de Santa Rita de Cássia (MG)
19h: Missa e Procissão Luminosa - Celebrante: Pe. Sandro Henrique, da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos de Passos (MG)