O Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias junto com a Vale abriram inscrições para um curso de capacitação de mulheres microempreendedoras que já atuam na gastronomia nas cidades de Belo Horizonte e Nova Lima.
O curso “Quitandas mineiras: tradição que transforma” será gratuito, com duração de três meses, com aulas aos sábados nas cozinhas didáticas do INHAC. As vagas são limitadas e as interessadas devem se inscrever até o dia 8 de maio, no formulário disponível
O curso oferece uma formação especializada nas tradições culinárias mineiras, com foco nas quitandas — patrimônio cultural e afetivo de Minas Gerais — como oportunidade de geração de renda, fortalecimento da identidade regional e valorização da cultura local.
Para a seleção das alunas, serão avaliados os seguintes critérios: mulheres acima de 17 anos; mães; egressas de escolas públicas; e moradoras de regiões atendidas pela Vale em Belo Horizonte e Nova Lima.
“Capacitar a mão de obra feminina local é fortalecer uma cadeia produtiva que vai além da cozinha: ela impacta o turismo, a hospitalidade e a gastronomia em Minas. São mulheres que já carregam saberes tradicionais e, com esse curso, terão ainda mais ferramentas para empreender com qualidade, gerar renda e transformar seus territórios. É uma ação de valorização da cozinha mineira que fortalece toda a cadeia produtiva do setor nas áreas atendidas pela Vale”, afirma Sarah Rocha, diretora executiva do INHAC.