O prêmio “50 melhores restaurantes da América Latina” divulga nesta terça-feira (26) o tão aguardado ranking de estabelecimentos, que recebem os votos de chefs, especialistas gastronômicos, viajantes amantes de culinária e até do público em geral.
A parcial da lista com os restaurantes do 100° até o 51° lugar já foi publicada, e os “top” 50 serão divulgados nesta terça-feira (26) em um evento sediado no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro.
O Brasil está presente na lista oito vezes com restaurantes na Bahia, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Agora, basta esperar para saber se teremos representantes brasileiros também na lista com os 50 melhores.
Confira representantes brasileiros:
91° Oro - Rio de Janeiro (RJ)
Localizado no Leblon,o restaurante oferece opções de pratos criativos, exclusivos e que podem mudar diariamente - focando em oferecer ingredientes “sazonais”. Ativo desde 2001.
90° Restaurante Manga - Salvador (BA)
Fundado em 2018, o “Manga” tem atmosfera caseira e funciona à beira mar. Oferece tanto menu degustação quanto à la carte.
87° Mocotó - São Paulo (SP)
Conhecido por servir pratos brasileiros fartos com ingredientes como castanhas de caju, banana, abóbora, coco e farofa. Localizado na Vila Medeiros, na zona norte de São Paulo (SP).
85° Notiê - São Paulo (SP)
O chef responsável, Onildo Rocha, se inspira em biomas brasileiros para as degustações usando ingredientes como mandioca, curry, jaca, tapioca por exemplo.
77° Cipriani - Rio de Janeiro (RJ)
O Cipriani é localizado dentro do famoso Copacabana Palace, com mais de 3 décadas de história, é luxuoso e tem menu com pratos da culinária italiana que agradam muito o paladar do brasileiro.
68° Origem - Salvador (BA)
Fundado em 2016, busca representar toda a Bahia através de sabores, contando com os pratos a rica história do estado e até do bioma presente. Lá pode-se encontrar pratos com frutos do mar, usando mandioca e sobremesas usando pêssego, frutas vermelhas e mangaba (fruta regional).
67° D.O.M - São Paulo (SP)
Comandado pelo renomado chef Alex Atala, o D.O.M foi criado há cerca de 25 anos com objetivo de refletir a biodiversidade amazônica. Atala foi incluído recentemente na
60° Manu - Curitiba (PR)
Único representante do sul do Brasil, o restaurante comandado por Manu Buffara ficou em 60° lugar da lista internacional. Fundado em 2012, o estabelecimento é acessível para pessoas com restrição alimentar já que o menu de degustação é em sua maioria vegetariano. Assim como Atala, Manu também foi agraciada com a presença na lista de melhores chefs.
50 Melhores Restaurantes da América Latina
Lançado em 2013, o “50 Melhores Restaurantes da América Latina” foi criado para valorizar a culinária latina, além de fazer recomendações para viajantes ou amantes de gastronomia.
A cerimônia que vai divulgar o resto da lista, com o “Top 50” melhores, será na próxima terça-feira (26) às 20h25 no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, mas será transmitida também no YouTube. Para assistir,
Para conferir a lista com todos os restaurantes, acesse o site
*estagiária sob supervisão de Enzo Menezes