Ouvindo...

‘Bares com Alma': veja os 30 estabelecimentos históricos de BH escolhidos para mapeamento

Projeto tem o objetivo de criar condições favoráveis para que os bares continuem prosperando e sendo reconhecidos por moradores e turistas

Escolha foi feita por grupo multidisciplinar de especialistas

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, em parceria com o Sebrae Minas, anunciou nesta quarta-feira (13) os 30 estabelecimentos escolhidos para participar do projeto “Bares com Alma” - um mapeamento dos bares mais icônicos e tradicionais da cidade.

A iniciativa busca homenagear e reconhecer estabelecimentos notáveis que contribuíram para a história gastronômica da capital mineira. O projeto é uma comemoração aos cinco anos que a Unesco concedeu a BH o título de Cidade Criativa da Gastronomia - obtido em 2019.

Segue abaixo a lista dos ‘Bares com Alma’ da capital mineira nesta primeira fase do projeto:

  1. Bar do Daniel
  2. Bolão Santa Tereza
  3. Café Palhares
  4. Bar do Zezé
  5. Cantina do Lucas
  6. Bar do Nonô
  7. Bar do Orlando
  8. Bar do Baiano
  9. Leiteria Casa Branca
  10. Mercearia Zé Corrêa
  11. Bar do Valle
  12. Bar do Júnior
  13. Bar do Caca
  14. Bar do Caixote
  15. Bar do Zé Luiz
  16. Bar do Tatu
  17. Bola Bar
  18. Opção
  19. Mercearia Zé Totó
  20. Bar Biluia
  21. Bar da Lora
  22. Bar do Toninho
  23. Mercearia Pérola do Atlântico
  24. Bar do Careca
  25. Antônio e Marcão Bar
  26. Tonel da Pinga
  27. Taberna Baltazar
  28. Bar do Geraldin da Cida
  29. Katanga
  30. Bar da Cida - Floramar
Leia também

O que é o projeto ‘Bares com Alma’?

Segundo a organização do projeto, ‘Bares com Alma’ são bares tradicionais que possuem elementos que os tornam relevantes para suas comunidades e territórios da capital mineira, com pelo menos 30 anos de funcionamento, reconhecidos como locais de diferencial histórico, gastronômico e cultural para a cidade.

A inciativa irá mapeá-los e propor uma série de ações para estimular a visitação e a sustentabilidade de 30 importantes bares da capital mineira. A ideia é criar condições favoráveis para que os estabelecimentos continuem prosperando e sendo reconhecidos por moradores e turistas.

”O projeto ‘Bares com Alma’ é mais uma ação que visa dar visibilidade ao legado dos bares que, há várias décadas, enriquecem nossa cidade com uma diversidade de sabores e aromas singulares, enaltecendo a tradição belo-horizontina. Essa iniciativa não apenas valoriza a experiência e a troca cultural nesses espaços, mas também ajuda a promover a gastronomia como uma força essencial para o desenvolvimento econômico e sustentável”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

O processo de seleção dos 30 ‘Bares com Alma’ contou com a ajuda de um júri composto por um grupo multidisciplinar de especialistas. Participaram da escolha representantes da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; do Sebrae Minas; da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); da Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese-BH); do Sindibebidas; do Senac Minas e da Frente da Gastronomia Mineira. Também estiveram envolvidos jornalistas e influenciadores especializados, além de lideranças comunitárias.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.