A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, em parceria com o Sebrae Minas, anunciou nesta quarta-feira (13) os 30 estabelecimentos escolhidos para participar do projeto “Bares com Alma” - um mapeamento dos bares mais icônicos e tradicionais da cidade.
A iniciativa busca homenagear e reconhecer estabelecimentos notáveis que contribuíram para a história gastronômica da capital mineira. O projeto é uma comemoração aos cinco anos que a Unesco concedeu a BH o título de Cidade Criativa da Gastronomia - obtido em 2019.
Segue abaixo a lista dos ‘Bares com Alma’ da capital mineira nesta primeira fase do projeto:
- Bar do Daniel
- Bolão Santa Tereza
- Café Palhares
- Bar do Zezé
- Cantina do Lucas
- Bar do Nonô
- Bar do Orlando
- Bar do Baiano
- Leiteria Casa Branca
- Mercearia Zé Corrêa
- Bar do Valle
- Bar do Júnior
- Bar do Caca
- Bar do Caixote
- Bar do Zé Luiz
- Bar do Tatu
- Bola Bar
- Opção
- Mercearia Zé Totó
- Bar Biluia
- Bar da Lora
- Bar do Toninho
- Mercearia Pérola do Atlântico
- Bar do Careca
- Antônio e Marcão Bar
- Tonel da Pinga
- Taberna Baltazar
- Bar do Geraldin da Cida
- Katanga
- Bar da Cida - Floramar
O que é o projeto ‘Bares com Alma’?
Segundo a organização do projeto, ‘Bares com Alma’ são bares tradicionais que possuem elementos que os tornam relevantes para suas comunidades e territórios da capital mineira, com pelo menos 30 anos de funcionamento, reconhecidos como locais de diferencial histórico, gastronômico e cultural para a cidade.
A inciativa irá mapeá-los e propor uma série de ações para estimular a visitação e a sustentabilidade de 30 importantes bares da capital mineira. A ideia é criar condições favoráveis para que os estabelecimentos continuem prosperando e sendo reconhecidos por moradores e turistas.
O processo de seleção dos 30 ‘Bares com Alma’ contou com a ajuda de um júri composto por um grupo multidisciplinar de especialistas. Participaram da escolha representantes da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; do Sebrae Minas; da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); da Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese-BH); do Sindibebidas; do Senac Minas e da Frente da Gastronomia Mineira. Também estiveram envolvidos jornalistas e influenciadores especializados, além de lideranças comunitárias.