Ouvindo...

Sabores sem agrotóxicos: confira dicas para ter a sua horta em casa

Chef Marcelo Petrarca compartilhou alguns segredos para a sua horta em casa dar certo

Já pensou em preparar uma refeição com alimentos fresquinhos, sem agrotóxicos e com aquela satisfação de quem plantou, cuidou e colheu? Isso é super possível quando se tem uma horta em casa. Além de ser uma mão na roda para quem quer ter por perto seus temperinhos, ajuda na economia doméstica e, claro, muda sua visão sobre a comida.

O Chef Marcelo Petrarca, lá de Brasília, nos deu dicas preciosas de como ter e manter sua própria hortinha. Alguns detalhes são primordiais para que a horta dê certo.

O primeiro deles é: encontre o local ideal. Tente criar a horta posicionada próxima a um lugar ou uma janela que receba ao menos 4 horas de sol por dia. E lembre-se, o cuidado é diário.

A rega da horta deve acontecer todos os dias de manhã e sempre que a terra estiver seca. Em dias mais quentes, é ideal regá-la também no fim da tarde. E não se esqueça de podá-la para que continue crescendo saudável.

Você pode começar a sua hortinha com aquelas ervas que cabem bem em várias receitas: cebolinha, salsinha, alecrim, sálvia, manjericão, orégano e tomilho.

E, uma dica para quem é de Belo Horizonte, sempre às sextas-feiras, acontece a Feira de Plantas e Flores Naturais, na Avenida Carandaí, entre a Rua Ceará e a Avenida Brasil. A Feira tem história e acontece desde 1984, reunindo mais de 30 expositores, entre eles alguns que vendem mudinhas de frutas, legumes e verduras. É sempre pela manhã e vale a visita!

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Carolina Daher é jornalista, curadora do Fartura - Comidas do Brasil. Colunista da Revista Encontro, é responsável pela Encontro Gastrô, maior premiação gastronômica de Belo Horizonte. Escreve sobre cultura alimentar para CNN. Com passagens pelas revistas Veja, Playboy e Estilo vive nas Gerais e caminha pelo mundo em busca de histórias e sabores. Formada em gastronomia, é pesquisadora e cozinheira de comida boa.