Hoje vamos falar da grande estrela da ceia de Natal: o peru.
Imagine a cena: “mesa coberta com uma linda toalha, a melhor louça, as castanhas, os doces, as uvas passas nos cachos recheadas com um delicioso doce de gemas e coco fresco. Tudo arrumado com muito esmero. Depois acrescentavam-se os demais pratos, o empadão e o peru que a minha mãe preparava divinamente. Jamais esquecerei daqueles sabores.”
É assim que a chef Dedê Cesco, do Mato Grosso, lembra dos seus Natais em família. Para ela, no entanto, nada era mais emblemático que o preparo do peru, que começava ainda no dia 23 de dezembro. “O aroma do tempero era cozido antes de ser utilizado e se espalhava pela casa, então tinha a certeza de que o Natal estava realmente chegando”, diz.
O peru é um dos pratos mais requisitados no Natal porque representa fartura. É um animal com grande quantidade de carne, o suficiente para alimentar uma família inteira. A tradição de comer peru vem dos Estados Unidos, onde a ave é um prato típico do Dia de Ação de Graças. Aqui, ele virou sinônimo da nossa ceia da virada de 24 para 25 de dezembro, representando as conquistas durante todo o ano.
E se você quer uma receita especial para surpreender seus convidados, a Dedê Cesco nos deu todas as dicas de como prepará-lo com vinho branco, louro e cravos. A receita completa para você arrasar na ceia de Natal segue abaixo:
Peru de Natal da vó Quinota
pela chef Dedê Cesco, do Mato Grosso
Ingredientes:
- 1 peru de 6 a 8kg
- 1 copo de vinho branco seco
- 1 copo de vinagre de vinho branco.
- 1 kg de cebolas descascadas.
- 2 folhas de louro.
- 12 cravos.
- 1 óleo de girassol.
- Sal a gosto.
- Ingredientes para farofa a gosto.
Modo de Fazer:
- Enquanto o peru descongela, prepare o tempero para dar tempo de esfriar antes de utilizar.
- Para o tempero, bata no liquidificador as cebolas com o vinho e o vinagre.
- Coloque em uma panela com as duas folhas de louro e os doze cravos, sal a gosto e o óleo de girassol e leve para cozinhar até a cebola estar transparente. Deixe esfriar.
- Faça uma farofa bem molhada a gosto, para rechear o peru.
- Na véspera lave bem o peru, besunte-o com o molho de deixe-o marinando até o dia seguinte.
- Antes de assar, recheie o peru com a farofa bem molhada, feche bem e leve para assar, primeiro com o peito virado para baixo com papel alumínio e depois continue assando com o peito virado para cima até estar assado.
- Retire o papel para dourar, decore a gosto e sirva.