A gastronomia e os queijos mineiros já foram destaques nos rankings de fim de ano do guia gastronômico TasteAtlas e, é claro, que o tradicionalíssimo pão de queijo não ficaria de fora. A iguaria mineira foi classificada como um dos cinco melhores pães do mundo.
Na plataforma, pratos, ingredientes, restaurantes e regiões de todo o mundo são mapeados e avaliados em uma escala de 0 a 5 estrelas, sendo 5 a melhor pontuação possível. O quitute mineiro ocupa a quarta posição do ranking, com a avaliação de 4,6.
O pão de queijo perdeu somente para o pan de bono, um parente colombiano do quitute mineiro, e para o naan com manteiga e alho, uma versão de um tradicional pão indiano - respectivamente, terceira e segunda posição. A primeira colocação foi para o roti canai, de origem asiática.
Comida mineira foi eleita melhor do Brasil
O guia gastronômico também
A culinária mineira alcançou uma pontuação de 4,36, figurando em 30º lugar no ranking mundial. Entre destaques da gastronomia mineira definidos pelo site estão o pão de queijo, feijão tropeiro, vaca atolada, queijo minas, biscoito de polvilho e jabuticaba.