Ouvindo...

Times

Dia do pão de queijo foi criado por Ana Maria Braga? Entenda a história

Iguaria mineira considerada patrimônio brasileiro é comemorada em 17 de agosto graças a ação da apresentadora

O dia do pão de queijo é informalmente celebrado em 17 de agosto. A comemoração não é instituída por lei, mas foi iniciada pela apresentadora Ana Maria Braga há 15 anos. Desde então, o apreço pela iguaria tradicional da gastronomia mineira fez com que a data caisse no gosto do país.

A criação do dia que celebra o quitute mineiro aconteceu devido a um concurso que prometia eleger o melhor pão de queijo do Brasil. Na ocasião do programa, exibido em 17 de agosto de 2007, Ana sugeriu que um dia comemorativo fosse criado para o prato, comemorando o alto número de inscrições.

Apenas 15 participantes de todo o Brasil chegaram à fase final da competição, mas foi a mineira Marilda Fajardo Castro, de Belo Horizonte, que levou o prêmio. Intitulada Pão de queijo “Uai, sô!”, a receita é motivo de orgulho para a criadora até hoje. Dona de uma marca de produtos artesanais, a Das Minnas, Marilda ainda vende o pão de queijo premiado.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.


Leia mais