João Fonseca é sincero sobre decepção no Rio Open em 2025 e revela aprendizados

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (9), brasileiro de 19 anos falou antes do início do ATP 250 de Buenos Aires

João Fonseca em entrevista coletiva nesta segunda-feira (9), em Buenos Aires

Após a decepção em 2025, João Fonseca afirmou que está mais preparado para lidar com a pressão de jogar em casa no Rio Open. Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (9) em Buenos Aires, na Argentina, o brasileiro explicou as causas da eliminação na primeira rodada no ano anterior e garantiu que irá desfrutar da competição no ‘quintal de casa’ em 2026.

A experiência em 2025 foi frustrante. Após chegar na competição como o campeão do ATP 250 de Buenos Aires, o brasileiro perdeu na estreia, para o alemão Alexandre Müller.

“Ano passado eu tinha jogado poucos torneios de nível ATP. E muitas pessoas descobriram meu nome, souberam quem eu sou e do que sou capaz, do tênis que posso jogar. E acho que depois do meu primeiro título, aqui, vem uma semana sempre mais difícil, depois de um título. E em casa, com muita gente, com expectativa e obviamente pressão. Não consegui lidar”, admitiu o brasileiro.

Ao comentar sobre a frustração da eliminação, João destacou que foi para a competição com uma mente muito focada nos resultados, ao invés de aproveitar do ambiente e transformá-lo a seu favor.

“Estava pensando muito mais no resultado do que em desfrutar. Meus amigos aqui, minha família. Estou em casa, a 10 minutos da minha casa. Treinei muitos anos da minha vida aqui e tenho que desfrutar desse momento. Não consegui. Coloquei muita pressão em mim”, afirmou Fonseca, que é nascido e criado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Nesse sentido, o atual 33º melhor tenista do mundo garantiu que chega para 2026 com outra mentalidade.

“Agora ja consegui compreender que preciso aproveitar desses momentos. Mesmo aqui, tenho que aproveitar. São poucas pessoas que conseguem desfrutar e ter essa experiência. Tenho que aproveitar. Obviamente vai ter pressão no momento do jogo, mas vou aproveitar”, finalizou.

Leia também

João Fonseca no ATP 250 de Buenos Aires

Nessa semana, João estreará no ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina. O brasileiro de 19 anos jogará na quarta-feira (11) contra o vencedor do jogo entre o argentino Facundo Diaz Acosta, campeão de 2024 e atual 301º, ou chileno Alejandro Tabilo, 73º. O embate que definirá o futuro adversário do fenômeno brasileiro ocorrerá na terça-feira (10), não antes das 10h (de Brasília).

Na 33ª posição do ranking, João Fonseca é o terceiro cabeça de chave do torneio, atrás de Francisco Cerundolo e Luciano Darderi. Assim sendo, ele estreará nas oitavas de final.

No torneio do país vizinho, o brasileiro busca defender a pontuação conquistada em 2025. Caso consiga, manterá a 33ª colocação e se colocará em uma boa posição para ser cabeça de chave nos masters 1000 que se avizinham. Agora, caso tenha uma queda precoce, terá que recuperar a posição no Rio Open, na próxima semana.

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

Ouvindo...