Às vésperas de defender 250 pontos na Argentina,
Assim sendo, Fonseca saiu da 34ª para a 33ª colocação.
Nessa semana, João estreará no ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina. O brasileiro de 19 anos jogará na quarta-feira (11) contra o vencedor do jogo entre o argentino Facundo Diaz Acosta, campeão de 2024 e atual 301º, ou chileno Alejandro Tabilo, 73º. O embate que definirá o futuro adversário do fenômeno brasileiro ocorrerá na terça-feira (10), não antes das 10h (de Brasília).
Na 34ª posição do ranking, João Fonseca é o terceiro cabeça de chave do torneio, atrás de Francisco Cerundolo e Luciano Darderi. Assim sendo, ele estreará nas oitavas de final. No sábado será divulgada a chave, com seus dois potenciais adversários.
No torneio do país vizinho, o brasileiro busca defender a pontuação conquistada em 2025. Caso consiga, manterá a 33ª colocação e se colocará em uma boa posição para ser cabeça de chave nos masters 1000 que se avizinham. Agora, caso tenha uma queda precoce, terá que recuperar a posição no Rio Open, na próxima semana.
O primeiro título de nível ATP de João Fonseca foi em Buenos Aires, em fevereiro de 2025. Na Argentina, o jovem que à época tinha 18 anos e seis meses se tornou o brasileiro mais jovem a ganhar um campeonato de nível ATP.
Na grande final, derrotou o argentino Francisco Cerúndolo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/1.