João Fonseca ganha posição no ranking às vésperas de semana decisiva

Jovem brasileiro de 19 anos jogará o ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina

João Fonseca treina no Brasil para defender os pontos no ATP 250, da Argentina

Às vésperas de defender 250 pontos na Argentina, João Fonseca ganhou uma boa notícia mesmo sem entrar em quadra. O brasileiro de 19 anos ganhou uma posição no ranking ATP graças a inatividade do espanhol Jaume Munar, que não conseguiu defender 190 pontos e caiu sete colocações.

Assim sendo, Fonseca saiu da 34ª para a 33ª colocação.

Nessa semana, João estreará no ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina. O brasileiro de 19 anos jogará na quarta-feira (11) contra o vencedor do jogo entre o argentino Facundo Diaz Acosta, campeão de 2024 e atual 301º, ou chileno Alejandro Tabilo, 73º. O embate que definirá o futuro adversário do fenômeno brasileiro ocorrerá na terça-feira (10), não antes das 10h (de Brasília).

Na 34ª posição do ranking, João Fonseca é o terceiro cabeça de chave do torneio, atrás de Francisco Cerundolo e Luciano Darderi. Assim sendo, ele estreará nas oitavas de final. No sábado será divulgada a chave, com seus dois potenciais adversários.

No torneio do país vizinho, o brasileiro busca defender a pontuação conquistada em 2025. Caso consiga, manterá a 33ª colocação e se colocará em uma boa posição para ser cabeça de chave nos masters 1000 que se avizinham. Agora, caso tenha uma queda precoce, terá que recuperar a posição no Rio Open, na próxima semana.

Leia também

O primeiro título de nível ATP de João Fonseca foi em Buenos Aires, em fevereiro de 2025. Na Argentina, o jovem que à época tinha 18 anos e seis meses se tornou o brasileiro mais jovem a ganhar um campeonato de nível ATP.

Na grande final, derrotou o argentino Francisco Cerúndolo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/1.

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

Ouvindo...