Ouvindo...

Diretora do COB explica desafios e objetivos de acordos com Adidas

Manoela Penna revelou como foram negociações para confirmar nova fornecedora esportiva

Anúncio foi feito durante cerimônia no Comitê Olímpico do Brasil

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou, na última terça-feira (13), uma nova parceria para o fornecimento de material esportivos. A adidas, tradicional empresa alemã, firmou parceria e vai ‘vestir’ os atletas do COB durante o ciclo olímpico e os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

“O desafio foi ir ao mercado e encontrar um novo parceiro que pudesse vestir a delegação ao longo do ciclo todo. São nove missões no ciclo que culminam, obviamente, com os Jogos Olímpicos de Los Angeles, passando pelo jogos pelos Jogos Pan-Americanos de Lima (2027), mas são diversas delegações numerosas, né? O que é sempre um desafio”, disse.

“Foram quatro meses de negociação, o não é muito. Se você pensar, eu até brinquei com a pessoal da Adidas que que foi o primeiro recorde da parceria, foi essa negociação tão rápida. Isso mostra como as duas partes queriam estar juntas, entenderam que era valioso essa conexão, era valiosa essa conexão”, completou.

A COB tinha contrato com a Peak Sports. A empresa chinesa vestia os atletas brasileiros em edições dos Jogos Olímpicos desde Toquio-2020. O contrato se encerrou no dia 31 de dezembro de 2024.

Assim como a Peak, a Adidas vai a vestirá a delegação brasileira em momentos fora de competição como uniformes de viagem, de desfile de abertura e encerramento e momentos na Vila Olímpica. Cada confederação segue com a liberdade de definir os uniformes de competição.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por exemplo, tem acordo com a Nike. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) formalizou acordo recente com a Volt Sport.

Leia também

Outras parcerias e ‘primeira missão’

Manoela Penna revelou que a Adidas conversa com algumas Confederações para também fornecer material esportivo. Segundo a diretora, as negociações estão em andamento para alinhar novos acordos.

“A Adidasa está interessada em entrar também especificamente em alguns esportes. Então o próximo passo da nossa conversa é justamente apresentar a eles quais as confederações estão sem fornecedores material esportivo nesse momento para entender também o desejo deles. E aí buscar a combinação entre as duas partes”, disse.

O primeiro grande evento que o Brasil terá uniformes da Adidas será os Jogos Olímpicos de Inverno. A próxima edição será disputada em 2026, nas cidades de Milão e Cortina d’Ampezzo, no nordeste da Itália.

“Para entrar uma coleção na linha de produção da Adidas precisa de bastante antecedência e a gente conseguiu ter um prioridade. Então daqui a 6 meses, 7 meses, a ideia é queles entreguem o material da missão dos Jogos Olímpicos de Inverno. Eles estão dispostos a mergulhar nesse desafio”, pontuou.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.