Tatiana Weston-Webb está na final do surfe nos Jogos Olímpicos de Paris. Nesta segunda-feira (5), a brasileira se aproveitou de falha da Brisa Hennessy na semifinal e venceu a costa-riquenha por 13.66 a 6.17 nas notas totais.
Hennessy perdeu uma das notas (a segunda maior) por interferência em uma das ondas de Weston-Webb, quando a brasileira tinha prioridade. Ela foi penalizada logo com dez minutos de bateria em Teahupo’o, no Taiti, país da Polinésia Francesa.
Depois da penalidade, com tranquilidade, a brasileira buscou trocar notas com novas ondas e conseguiu somar mais de 10 pontos. Com isso, somente com uma nota, a costa-riquenha não conseguiu ultrapassá-la.
Agora, Tati Weston-Webb enfrentará a estadunidense Caroline Marks na final. Elas se enfrentarão às 21h57 desta segunda pelo ouro olímpico.
Já Hennessy duelará com a francesa Johanne Defay, às 20h36 pela medalha de bronze em Paris 2024.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, a estadunidense Carissa Moore foi campeã olímpica. Bianca Buitendag, sul-africana, ficou com a prata, e a japonesa Amuro Tsuzuki foi bronze. No Japão, Tati Weston-Webb caiu nas oitavas para Tsuzuki.