Multicampeão pelo Sada Cruzeiro, o ponteiro Facundo Conte surpreendeu e anunciou, nessa sexta-feira (2), a sua aposentadoria, aos 34 anos. A decisão foi comunicada após mais uma derrota da Argentina na Olimpíada de Paris; dessa vez, para a Alemanha, por 3 sets a 0, e com a equipe já eliminada na fase de grupos.
Depois do jogo, Conte revelou que sonhava em encerrar a carreira em um confronto pela Seleção Argentina.
“Esta foi, provavelmente, a última partida de vôlei da minha carreira. Eu queria jogar minha última partida com a bandeira argentina no peito e durante as Olimpíadas. Estou muito feliz que tenha sido assim e com minha família nas arquibancadas. Nada supera abraçá-los depois da partida. Pode não ter sido o resultado que eu queria, mas estou muito orgulhoso de ter representado meu país por tanto tempo”, afirmou.
Filho de Hugo Conte, medalhista de bronze em Seul 1988, Facundo igualou o feito do pai ao conquistar a mesma medalha na edição de Tóquio 2020. O agora ex-atacante brilhou não só por sua seleção, como no Brasil e na Europa.
“Dei minha vida ao vôlei nos últimos 21 anos e o esporte me deu tudo o que tenho, mas agora é hora de um novo período da minha vida começar. É difícil, porque não consigo nem imaginar minha vida sem o vôlei, mas saio sabendo que dei tudo em quadra todos os dias e isso me deixa orgulhoso”, completou.
Eliminação precoce da Argentina
Três anos após ter conquistado o bronze no Japão, a Argentina perdeu todos os três jogos pelo Grupo C. Conte encerrou a entrevista com um ar de lamentação, embora tenha reconhecido que o time de Marcelo Mendez fez o possível em Paris 2024. Depois do jogo, Facundo chorou copiosamente e foi consolado pelos companheiros.
“As coisas não foram bem para nós, mas demos tudo o que podíamos. Esse é o dever com o nosso país e nossa seleção. Experimentei muitas coisas boas na carreira, muitas das quais nunca pensei que poderia. Passei por momentos difíceis, que drenavam minha energia, mas que me fizeram melhor e me permitiu realizar coisas que achava que só poderia sonhar. Isso me deixa muito orgulhoso. Fiz tudo na minha vida com paixão, essa é a mensagem que eu gostaria de enviar”, encerrou.
Passagem pelo Sada Cruzeiro
Em maio de 2019, Conte foi contratado pela diretoria celeste para assumir o protagonismo do time, objetivo concluído com sucesso. A passagem se encerrou em março de 2021, em meio à pandemia. No período, Facundo foi campeão da Superliga (2019), do Campeonato Mineiro (2019), do Sul-Americano (2020) e da Copa Brasil (2020).